Modelo Assistencial

Por que precisamos de Hospitais Amigos dos Idosos?

DRG Brasil
Postado em 10 de setembro de 2020 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Há grande oportunidade de melhoria assistencial desta população no Brasil, que é a mais susceptível aos eventos adversos graves e reinternações. Hospitais e Atenção Primária devem estar preparados.

A rápida transição demográfica no Brasil (o fim do chamado “bônus demográfico”) exige a pronta capacitação de médicos, equipes multidisciplinares e hospitais para o cuidado baseado em valor da população de idosos.

Um conjunto de mais de 2,5 milhões de internações avaliadas pela plataforma DRG Brasil mostrou, em 2019, que:

  • 23% das internações estão associados à população idosa
  • 37% dos custos hospitalares estão associados à população idosa
  • 47% dos eventos adversos estão associados à população idosa

A transição demográfica ocorre de maneira tão acelerada que dificulta a qualificação de profissionais e a implantação de um sistema de gestão hospitalar para o cuidado da dos idosos frágeis. A complexidade do cuidado é determinada pelas fragilidades da idade, múltiplos diagnósticos e pela polifarmácia.

O que se pode ver é uma grande oportunidade de melhoria assistencial desta população no Brasil. Ela é a mais susceptível aos eventos adversos graves e reinternações que resultam em grande perda de recursos pelas falhas assistenciais relacionadas à sua complexidade.

Atenção primária preparada para as questões relacionadas ao envelhecimento: mais que uma necessidade, uma emergência

O médico, professor e ativista Alexandre Kalache falou ao público da plataforma DRG Brasil sobre a importância de o sistema de saúde brasileiro estar preparado para as questões relacionadas ao envelhecimento, começando pelo aprimoramento da atenção primária a fim de estruturar um Hospital Amigo do Idoso.

A bandeira que o médico levanta é a de transformar a vida dos idosos por meio de um sistema de saúde que ofereça qualidade assistencial, segurança e sustentabilidade, baseadas no conceito do envelhecimento ativo, com ênfase na participação e no protagonismo da pessoa idosa.

“Temos que desenvolver uma cultura do cuidado para vocês, os idosos do futuro, até onde houver vida”

Alexandre Kalache

Desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da atenção à saúde da pessoa idosa é primordial e urgente, assegurando:

  • Estrutura física e ambiência adequadas à pessoa idosa
  • Pessoas capacitadas para o cuidado
  • Engajamento e participação ativa do paciente idoso e seus cuidadores
  • Uma jornada segura e integrada do cuidado até a estabilização pós-alta
  • Sistema de gestão que garanta o PDCA assistencial

Dados levantados pela plataforma DRG Brasil demonstram que, de janeiro a julho de 2019, 36,8% de todas as internações codificadas foram de indivíduos acima de 60 anos. A média de permanência desses pacientes foi de 5,4 dias, o que representa um tempo 59% maior do que a média de todas as faixas de idade.

A incidência de eventos adversos graves, o número de diárias previníveis e o nível de desperdício também se mostram muito mais elevados para a faixa 60+, o que não é benéfico para ninguém, em especial para o paciente idoso.

Como a plataforma de valor em saúde DRG Brasil contribui para o cuidado qualificado de idosos?

O Hospital Amigo do Idoso propiciado pela plataforma DRG Brasil, alinhado às Diretrizes do envelhecimento da OMS, utiliza tecnologia baseada em Inteligência Artificial, Algoritmos e Analytics clínico-econômico para trabalhar a governança clínica geriátrica para entregar valor ao idoso frágil.

Os principais benefícios, além do atingimento dos 4 Alvos assistenciais, são:

- Fornecer acesso às equipes multiprofissionais e aos hospitais as competências e tecnologias necessárias para o cuidado da população idosa

- Diminuir eventos adversos graves e reinternações dos idosos frágeis

- Melhorar a segurança assistencial

- Reduzir a perda de recursos par tratar falhas preveníveis

- Melhorar a experiência do paciente e sua família

Sendo assim, o Hospital Amigo do Idoso transforma o modelo assistencial, a cultura e a governança clínica, de modo que todos na organização entreguem um cuidado seguro e centrado nas necessidades e expectativas do idoso e seus familiares. Afinal, este é o cerne do value-based healthcare (VBHC), ou do cuidado baseado em valor.

Live: por que precisamos de Hospitais Amigos dos Idosos?

A Dra. Juliana Duarte, médica geriatra e membro da Comunidade Acadêmica da plataforma DRG Brasil, participará de uma live da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, regional Rio de Janeiro, sobre o tema.

Duarte abordará a importância de o sistema de saúde brasileiro cuidar da trajetória hospitalar do idoso e de proteger e promover a longevidade da população. Falará sobre o risco hospitalar para essa faixa etária específica – utilizando os dados da plataforma DRG Brasil – como:

  • O aumento do tempo de permanência hospitalar da população idosa
  • A maior incidência de morbidade na população idosa
  • A maior incidência de mortalidade na população idosa

Além disso, a geriatra titulada pela SBGG falará de pontos do cuidado que merecem maior atenção para prevenção de desfechos indesejados, de novas estratégias e de oportunidade de melhorias.

A live será dia 14 de setembro, segunda-feira, às 19h, pelo canal do YouTube da SBGG RIO. Inscreva-se no canal para receber a notificação da transmissão ao vivo.

Posts Relacionados

Modelos Assistenciais Indutores de Valor e Governança Clínica

Modelo Assistencial
4 de outubro de 2024
leia agora

Economia em Saúde: reduzindo desperdícios assistenciais

Modelo Assistencial
1 de outubro de 2024
leia agora

Internações Hospitalares: Reduzindo Desperdícios Assistenciais

Modelo Assistencial
30 de setembro de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital