Tecnologia vai permitir dados cada vez mais precisos na gestão hospitalar pública e privada
“Sem medição não há gestão”. Essa frase famosa do consultor em gestão Vicente Falconi se encaixa bem para a medicina. Afinal, na medicina, sem medição não há gestão e nem entrega de valor em saúde.
Valor em saúde é a relação entre os resultados que importam para o paciente e o custo para atingi-los. Simplificando: é entregar para o paciente aquilo que ele precisa, no tempo certo, do jeito certo com o recurso certo
Medir em medicina é um grande desafio e para ajudar a superá-lo o Grupo IAG Saúde desenvolve soluções tecnológicas. A última delas, lançada nas vésperas da empresa completar 30 anos de mercado: o uso de algoritmos desenvolvidos com inteligência artificial multinível na plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil. Por meio da tecnologia multinível, será possível discernir a participação da estrutura hospitalar e das condicionantes socioculturais do paciente nas variações de entrega de valor em saúde.
“Por meio desta tecnologia, hospitais públicos e privados poderão ter uma melhora em suas entregas e em seus resultados. Por exemplo, hoje, eles já conseguem evitar desperdícios, evitar internações desnecessárias, ter um maior giro dos leitos, ter menos reinternações. A partir de agora, terão acesso às condições socioculturais dos pacientes e a estrutura e processos dos hospitais”, explica Dr. Renato Couto, médico, pesquisador, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma.
“O ganho é de todos, dos pacientes que podem escolher os melhores locais para se tratar e dos hospitais que podem tomar medidas mais assertivas e fazer as devidas melhorias”, completa Dra. Tania Grillo, médica, pesquisadora, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundadora da plataforma.
Hoje, o grande problema hospitalar é na questão de custo oriundo de desperdício, da baixa qualidade e nas falhas assistenciais, assim como na identificação de suas causas para atuar nas ações de melhoria. O foco do IAG é trabalhar em prol de uma medicina preditiva e personalizada, participativa e preventiva. “A inteligência artificial multinível proporcionará um aumento de 80 a 90% na precisão dos dados. Isso impacta na transparência das instituições junto a seus stakeholders e permite uma maior segurança nas relações”, afirma Dr. Renato.
Entenda a evolução do DRG Brasil
DRG Brasil
Lançado em 2011 pelo Grupo IAG Saúde, o DRG Brasil usa algoritmos computacionais para prever o consumo de recursos com base na complexidade e na criticidade clínica de cada paciente. O DRG Brasil é inteiramente adaptado para o sistema de saúde brasileiro e usa referenciais 100% nacionais.
Mas, ainda era necessário medir valor em saúde. Os desfechos clínicos que interessam ao usuário considerando as características específicas de cada paciente foram alcançados? A relação entre custo e desfecho que interessa foi a melhor? Só era possível responder estas perguntas usando inteligência artificial.
Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial
Então, em 2018, utilizando algoritmos de machine learning, os cientistas do Grupo IAG Saúde criaram modelos preditivos de óbito, de eventos adversos graves infecciosos e não infecciosos e de reinternações ajustados para a complexidade dos pacientes. Pela primeira vez no Brasil foi possível medir a entrega de valor em saúde, estabelecer a relação entre custos e resultados assistenciais ajustados pela complexidade e criticidade clínica dos pacientes.
Estava lançada a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: uma soma de algoritmos computacionais para medir custo (o DRG) e algoritmos de machine learning para medir desfechos assistenciais. 2018 foi o ano em que o Brasil, finalmente, passou a poder medir valor em saúde entregue por hospitais levando em consideração as características especificas de cada paciente.
Mas, ainda era possível evoluir a medição. Por que hospitais diferentes entregam valor diferente para pacientes da mesma complexidade e criticidade clínica? A estrutura e os processos do hospital e do sistema de saúde onde ele está inserido falharam? Ou foram os condicionantes sociais de saúde a que pacientes estão expostos determinaram a falha de entrega de valor?
Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial Multinível
Os pesquisadores mergulharam então em um tipo especial de machine learning, o machine learning multi-nível.
Com esta classe de machine learning é possível construir algoritmos de inteligência artificial que levam em consideração de maneira simultânea:
- A complexidade clínica
- A estrutura e os processos das instituições
- Os condicionantes socioculturais de saúde nos quais o paciente encontra-se exposto
Chegou, em 2022, a plataforma Valor em Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial Multinível. O único sistema DRG do mundo com inteligência artificial multinível.
Tudo isso desenvolvido no Brasil levando em consideração o perfil do brasileiro, a estrutura e os processos dos nossos hospitais e os condicionantes socioculturais do país.
O desafio de medir em medicina foi superado. O país agora tem disponível uma plataforma capaz de medir entrega de valor em saúde dentro da realidade estrutural do seu sistema de saúde e de seus condicionantes sociais.