Modelo Assistencial

Resultados mostram como operadoras estão aumentando o valor em saúde entregue aos beneficiários

DRG Brasil
Postado em 10 de setembro de 2021 - Atualizado em 13 de maio de 2024

O Valor Saúde Brasil controla desperdícios assistenciais e viabiliza a sustentabilidade econômica das organizações. Isso é o chamado value-based healthcare. Conheça a  história de duas operadoras na entrega de valor em saúde ao paciente com o uso da plataforma!

Metodologia dos Grupos de Diagnósticos Relacionados. Sim, você já sabe o que significa DRG, uma metodologia de agrupamento de pacientes internados desenvolvida por cientistas de Yale e há anos em uso por governos, hospitais e operadoras de serviços de saúde em inúmeros países ao redor do mundo.

Mas você sabia que o DRG Brasil é uma plataforma desenvolvida a partir da metodologia DRG, com exclusividade por uma equipe de médicos do Grupo IAG Saúde, PhDs em gestão de saúde, para atender às necessidades brasileiras? Com o impulsionamento da inteligência artificial para predição de desfechos e a incorporação de jornadas personalizadas de governança clínica, a metodologia DRG Brasil dá vida à maior plataforma de saúde baseada em valor do país: o Valor Saúde Brasil.

A plataforma Valor Saúde Brasil, powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial, controla desperdícios assistenciais e viabiliza a sustentabilidade econômica das organizações. Isso é o chamado value-based healthcare (cuidado baseado em valor).

Nesse artigo, vamos contar a história de duas operadoras na entrega de valor em saúde ao paciente com o uso da plataforma. Vamos lá?

A metodologia DRG Brasil para operadoras: foco em mais valor em saúde e menos desperdícios

O DRG Brasil é fundamentado em uma sofisticada metodologia de comercialização de serviços, gerenciamento de custos e da qualidade assistencial, que permite a elaboração de pacotes ou produtos para a comercialização de serviços hospitalares – clínicos e cirúrgicos – tendo como base informações coletadas a partir da internação de pacientes.

O DRG Brasil define em categorias os tratamentos hospitalares, a partir da combinação dos seguintes dados dos pacientes: diagnósticos, idade e procedimentos. Cada categoria DRG é um pacote, clínico ou cirúrgico, que prediz a quantidade de recursos necessários para cada tipo de tratamento hospitalar: materiais, medicamentos e diárias, bem como os resultados assistenciais esperados, incluindo mortalidade e complicações associadas ao tratamento. O uso da plataforma estimula, assim, a redução de desperdícios, uma vez que prevê, para cada paciente, os recursos necessários para o atendimento adequado e seguro.

Ao ser internado em uma unidade hospitalar, o paciente é alocado em uma das categorias de DRG. Com isso, o hospital e a fonte pagadora já têm os parâmetros pré-estabelecidos para conduzir o atendimento, tais como custos e tempo de permanência em internação para uma adequada resposta terapêutica e a condição segura para a alta hospitalar. Isso permite um melhor gerenciamento dos custos hospitalares, uma avaliação de qualidade do serviço prestado e do desempenho da equipe multidisciplinar, bem como a prevenção de erros e eventos adversos.

Para as operadoras de saúde, seja suplementar ou pública, o DRG Brasil cria um banco de informações que estabelece maior segurança e transparência na compra de pacotes assistenciais, assim como na avaliação da qualidade dos serviços prestados por hospitais, médicos e equipes assistenciais, com redução de custos e melhoria do relacionamento entre as partes.

O DRG Brasil conta com módulos exclusivos para operadoras, que possibilitam:

  • Comprar pacotes assistenciais hospitalares, quer clínicos ou cirúrgicos, com todos os custos pré-definidos;
  • Avaliar e selecionar médicos, equipes assistenciais e hospitais, mensurando o desempenho assistencial e financeiro, a partir da análise do tempo de permanência dos pacientes internados, custos envolvidos, complicações e óbitos;
  • Ter acesso, via web, aos sumários de alta da internação dos pacientes;
  • Implantar o gerenciamento de risco e pagamento, baseado na segurança assistencial para médicos e hospitais, identificando e fornecendo instrumentos de gestão das iatrogenias hospitalares;
  • Ter parâmetros objetivos para mensuração de desempenho na gestão do custo assistencial, a partir das diversas condições clínicas dos pacientes assistidos, permitindo implantar um sistema de remuneração por resultado, tanto para médicos quanto para hospitais;
  • Implementar programas efetivos de melhoria dos níveis de saúde de pacientes de alto custo e crônicos;  
  • Planejar o sistema de saúde a partir das informações epidemiológicas sobre as nosologias prevalentes;
  • Melhorar o processo de faturamento, com a redução do número de pessoas envolvidas, tanto das operadoras como dos prestadores;
  • Aumentar o nível de transparência entre as partes, com redução dos custos da desconfiança.    
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COPASS Saúde e a sustentabilidade percebida por parceiros e beneficiários

Fundada em 1979, a COPASS Saúde é a Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais. A entidade sem fins lucrativos trabalha em prol da promoção da saúde de seus colaboradores. A missão da instituição é assegurar atendimento integral à saúde para proporcionar melhor qualidade de vida aos seus beneficiários, com o foco em prevenção.

A COPASS atende, por mês, cerca de 17 mil beneficiários em sua rede prestadora, chegando a 200 mil atendimentos por ano. A Rede Mater Dei, Hospital Vera Cruz, Hospital Lifecenter, Hospital Belo Horizonte, Hospital Vila da Serra, Hospital Madre Teresa e Semper são alguns dos hospitais que compõem a rede de prestadores da COPASS Saúde.

O trabalho com a plataforma Valor Saúde Brasil começou em julho de 2015, no projeto de implantação da metodologia DRG Brasil. O objetivo principal do projeto, inicialmente, era de integrar a gestão com os dados de governança clínica que a ferramenta oferece.

Para a Alta Direção da COPASS, além da informação com qualidade, a plataforma propiciou, assertivamente, a análise de milhares de altas codificadas, trazendo previsibilidade em relação ao desempenho da rede de prestadores de serviços de saúde.

Além disso, a atuação do DRG Brasil se faz cada vez mais proveitosa, uma vez que contribui para a avaliação dos recursos, garantindo aos prestadores eficiência e valor com informações de qualidade.

Sustentável. É dessa forma que a autogestão da Copasa quer ser reconhecida por seus parceiros e beneficiários, garantindo, assim, um sistema de autogestão de saúde focado no cuidado com o paciente e sem desperdícios.

Unimed Goiânia e o controle do desperdício pela governança clínica baseada em valor

A Unimed Goiânia é uma cooperativa médica que possui mais de trezentas mil vidas em sua carteira. Ela definiu, em 2016, que sua estratégia central do planejamento empresarial era a entrega valor ao cliente. Passou a ter como meta diminuir o desperdício determinado pela baixa qualidade assistencial do seu sistema de saúde refletido nos 4 Alvos do DRG Brasil. 

A partir de 2017, a OPS induziu sua rede prestadora à melhoria da segurança assistencial através do seu programa de qualificação de rede. Os hospitais podem receber até 5% a mais no valor das diárias de acordo com o nível de segurança assistencial (0 a 10) mensurado pelo programa SCORE Rede do Grupo IAG Saúde.

A Unimed Goiânia trabalha na orientação da jornada do paciente com gestão clínica compartilhada entre operadora-cooperado-hospitais. Com isso, melhorou a segurança do paciente e os processos assistenciais do sistema de saúde que antecedem e sucedem o atendimento hospitalar:

  • De 2017 a junho de 2019, foi possível tratar a população atendida, que se manteve estável, com redução de 18.882 dias de uso de leito hospitalar;
  • Nesse mesmo período, a operadora conseguiu reduzir em 51% do desperdício de uso do leito hospitalar por falhas de entrega de valor do sistema de saúde;
  • Houve diminuição das internações por condições sensíveis à atenção primaria e em função de cirurgias ambulatorizáveis;
  • Houve aumento da segurança assistencial hospitalar;
  • Houve redução da permanência hospitalar além da necessária ao tratamento e das reinternações hospitalares em 30 dias.

Para que o processo de transformação fique mais tangível, preparamos um checklist especial com as características indispensáveis que uma plataforma de entrega de valor em saúde deve ter, para te ajudar a planejar suas ações e tomar decisões estratégicas de maneira inteligente e informada. Baixe o material gratuitamente!


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