Renato Couto e Tania Grillo são autores de capítulo sobre governança clínica na terceira edição do Manual, voltado para gestores hospitalares de todo o Brasil; Acesse gratuitamente
O Manual do Gestor Hospitalar chega à sua terceira edição se posicionando como uma das principais ferramentas de capacitação para gestores hospitalares que estão à frente dos mais diversificados serviços de saúde do Brasil. A publicação, organizada pela Federação Brasileira de Hospitais e pela Viva Comunicação, conta com a participação dos presidentes do Grupo IAG Saúde e fundadores da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, Renato Couto e Tania Grillo, em capítulo sobre Governança Clínica.
O lançamento da publicação foi realizado em dezembro de 2021, durante o Encontro de Gestores Hospitalares de Goiás, em Goiânia-GO.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato, a obra oferece um grande suporte aos gestores hospitalares de todos os recantos do país. Em matéria do site da FBH, o médico afirmou que o Manual nasceu com o propósito de superar o cenário heterogêneo do sistema de saúde brasileiro e oferecer aos gestores hospitalares, que enfrentam os mais variados desafios, um melhor suporte de capacitação para que pudessem melhorar as gestões das instituições que gerenciam.
Ainda segundo a FBH, o Manual do Gestor Hospitalar Vol. 3 traz conteúdos complementares aos abordados nas duas edições anteriores, que dialogam com o momento vivenciado pelo setor saúde nesta era de transformações digitais. O volume está organizado em 10 capítulos, que abordam temáticas focadas em três grandes eixos:
- transformações digitais na saúde
- pessoas no centro das transformações do sistema
- conceito integrado de saúde
Governança clínica é tema do capítulo de abertura
O primeiro capítulo do Manual do Gestor Hospitalar Vol. 3, intitulado “Governança clínica”, foi escrito por Renato Couto e Tania Grillo – ambos médicos, professores e especialistas em gestão de saúde.
Mas, afinal, o que é governança clínica? Segundo os autores do capítulo, o termo foi introduzido pelo sistema nacional de saúde britânico, o NHS (National Health Service). Governança clínica é o processo por meio do qual as organizações de saúde são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela garantia de elevados padrões de cuidado, criando um ambiente que estimule a excelência da assistência.
A governança clínica preconiza uma forte estrutura de interações de processos e a adoção de uma cultura de compartilhamento de responsabilidades em toda a rede de atenção à saúde. O intuito é sustentar e melhorar a qualidade dos serviços e os resultados assistenciais.
De acordo com os presidentes do Grupo IAG Saúde e fundadores da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, o capítulo “Governança Clínica” possui três objetivos principais:
- apresentar a governança clínica para a entrega de valor em saúde
- fundamentar os conceitos e a operacionalização da governança clinica
- integrar a discussão da governança clinica com a governança corporativa
Para ler o capítulo na íntegra, acesse o Manual do Gestor Hospitalar Vol. 3. A publicação está disponível para download gratuito no site da Federação Brasileira de Hospitais.
Créditos/Referências: