Com conteúdo inédito, oito cases vão demonstrar o papel fundamental da auditoria e regulação de rede na transformação do sistema de saúde, com a transição para modelos indutores de entrega de valor
A segunda rodada da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021 estreia no dia 10 de novembro, com o tema Auditoria e regulação de saúde com base em valor. Em formato assíncrono, os cases serão disponibilizados semanalmente em forma de streaming, similar à Netflix, sempre com conteúdo inédito e gratuito.
Destinado aos profissionais da área interessados em conhecer ou aprimorar o conhecimento na saúde baseada em valor, o evento tem o papel de ensinar, na prática, o que fazer para ir além da teoria e alcançar a sustentabilidade econômica por meio da entrega de valor.
Tania Grillo, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundadora da plataforma Valor Saúde Brasil, fará a palestra “Auditoria e regulação de rede baseada em valor: a ruptura de um paradigma”. O objetivo é mostrar como a evolução dos modelos de auditoria em saúde e regulação de rede, incorporando os princípios de governança clínica, tem contribuído significativamente para a redução de desperdícios com aumento da qualidade assistencial.
Por que as métricas em saúde são tão importantes para o processo de gestão? Vale a pena implementá-las? Essas e outras questões serão respondidas por Marcelo Carnielo, diretor de serviços da Planisa, com o case “Modelo de remuneração hospitalar: projeto score”. No aprendizado, o valor em saúde é o centro da contratualização entre o Governo da Bahia e as Organizações Sociais de Saúde (OSS). Com ele, a Planisa reafirma seu pioneirismo com um novo modelo de chamamento público, que vai além de volume de produção e inclui extensa métrica de eficiência, desfechos assistenciais e experiência do cliente.
“Coordenação do Cuidado – Estratégia para Saúde Baseada em Valor” é o tema de Roberto Moreira, diretor superintendente da Unimed Blumenau. Neste case será apresentado o projeto de Alta Segura, da teoria à prática, que proporcionou melhor integração, entrega de valor em saúde ao paciente, assistência de qualidade e uma alta mais eficiente. Para isso, alguns pontos foram fundamentais, como comunicação, monitoramento em tempo real do paciente e atuação de toda a instituição centrada no cuidado ao usuário.
Fatima Pinho, sócia da Deloitte Brasil, abordará o tema “DRG Brasil como alavanca para Regulação”, com a proposta de destacar as práticas de regulação assistencial, que compreende os processos de regulamentação, controle, auditoria e avaliação. A empresa global de consultoria explicará como utilizar a plataforma de valor em saúde como impulsionador da regulação no sistema de saúde brasileiro.
Para falar sobre “Comitê de Avaliação da Qualidade Assistencial e seus impactos na entrega de valor em saúde estará presente Neide Cavalcante, consultora de jornada assistencial da CASU/UFMG. Bastante prática, a apresentação mostrará como estruturar um comitê multidisciplinar com membros da operadora e prestadores, além de técnicas para envolver as equipes para a entrega de valor. Entre outras ações, o case comprova que o envolvimento de profissionais de diversas áreas, além da criação de ações de marketing, foram fundamentais em todo o processo.
Marcelo Santos, CEO da Carefy, irá evidenciar “Como a auditoria concorrente conectada a uma aplicação móvel gera valor em saúde”. Entre os benefícios que a tecnologia pode trazer para a auditoria estão a redução de custos, o aumento de eficiência, o olhar para cada uma das pessoas que atua na assistência e a diminuição da média de permanência. Com alertas de segurança, gráficos e relatórios em tempo real é possível melhorar a gestão e gerar mais ações estratégicas.
“Alta performance da codificação clínica no Hospital Mãe de Deus” será o tema da apresentação de Cristiano Gonçalves, analista de projetos do Hospital Mãe de Deus, e Robertson Ferreira, diretor comercial da Trevo Sistemas. Serão apresentados relatos do hospital de Porto Alegre, além da análise de cenários antes e depois do processo de codificação hospitalar em parceria com o programa Codifica+, e da divulgação dos projetos com as codificações realizadas.
Maurício Mittempergher, diretor executivo da MK Saúde, falará sobre “Auditoria com o foco na qualidade do atendimento”. O case abordará os resultados promovidos a partir da qualidade no atendimento, como eficiência operacional, qualidade percebida pelo usuário, desfecho clínico e economia com redução de custo operacional. Serão apresentados os cases de Americana e Itanhaém, que adotaram as ferramentas DRG Brasil e Inteligência Artificial.
A Jornada Valor em Saúde Brasil é realizada pelo Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil, uma marca do Grupo IAG Saúde. A co-realização do evento é das empresas SBAIS, Planisa, Deloitte, ABEA, Carefy, MK Saúde, BI Gestão & TI, Trevo Sistemas, CGQ, TRIX TI e Upflux. Conta ainda com o apoio institucional de IAG Gestão, SigQuali, SCORE Rede, BRZ Tec, INGAGE Digital, Pedro Milo Produções, Ebert Comunicação, Marra, Sabino e Silva Advogados Associados, Bdados, Kriptos, Prematuridade e ABC da Comunicação.
Valor Saúde Brasil
O Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor com o intuito de melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios, e que já beneficia um em cada dez brasileiros. Conheça: www.drgbrasil.com.br.
Serviço
- Jornada Valor em Saúde Brasil 2021
- Rodada 2 - Auditoria e regulação de saúde com base em valor
- Data: 10 de novembro
- Formato: Online e gratuita - streaming (estilo Netflix)
- Inscrições: Site