Empresas Planisa e We Innovate foram fundamentais para o sucesso do projeto.
As empresas Planisa e We Innovate implantaram a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial em 13 hospitais filantrópicos do Espírito Santo pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).
Com a ferramenta, os hospitais estão alcançando diversos resultados positivos nos processos assistenciais, como a melhoria de protocolos e a efetividade no uso do leito hospitalar.
No case apresentado pela Reginalda Aparecida Batista, Consultora Assistencial da Planisa, e pelo Tiago Vitorino, Gerente de Projetos da We Innovate, na Jornada Valor em Saúde 2022, você vai conferir como foi o processo completo.
Sobre a We Innovate
Localizada em Blumenau (SC), a We Innovate é uma empresa que desenvolve soluções para a área da saúde, a fim de contribuir com a otimização de processos e o aumento de resultados nas instituições do setor.
Além de profissionais da saúde, a empresa conta com especialistas de negócio e desenvolvedores altamente qualificados para buscar soluções estratégicas. São diversas tecnologias e soluções ofertadas para resolver os problemas das instituições de saúde.
A empresa oferece o We Automate, um sistema para integração de sistemas de gestão hospitalar, e o We Codifica+, que é a terceirização do processo de integração.
Sobre a Planisa
A Planisa é uma empresa focada em gestão de custos e tecnologia, cujo objetivo principal é otimizar os resultados financeiros em organizações de saúde.
Veja as soluções da empresa para gestão de custos:
- Gestão Estratégica de Custos
- DRG - Diagnosis Related Groups
- Simulação Orçamentária Inteligente
- Cursos Planisa
Com 34 anos de mercado, a Planisa acumula experiências bem-sucedidas com clientes espalhados por todo o Brasil.
Sobre o Projeto FEHOFES
Em 2022, a Planisa implantou o Projeto FEHOFES junto ao Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do qual a metodologia DRG foi implantada em 13 hospitais filantrópicos do estado pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).
O objetivo desse projeto é viabilizar uma nova forma de remuneração em saúde no âmbito do governo estadual. Esse novo modelo remuneratório visa à melhoria assistencial, com gerenciamento de custos, otimização do uso do leito hospitalar e fortalecimento das políticas de governança clínica.
Nesse sentido, o Projeto FEHOFES atua com uma série de ações aliadas à plataforma Valor Saúde Brasil, como a implantação do setor de altas e o uso eficiente do leito hospitalar, para garantir uma remuneração baseada na entrega de valor.
A FEHOFES utiliza os indicadores da plataforma Valor Saúde Brasil como forma de calcular os scores do processo remuneratório. Esses indicadores são:
- Aumento da segurança assistencial: pela redução dos eventos adversos infecciosos e não infecciosos e diminuição das reinternações hospitalares
- Eficiência do uso do leito hospitalar
- Internações por causas sensíveis à atenção primária
- Média de permanência
- Taxa de reinternação
- Condições adquiridas
A We Innovate entrou no Projeto FEHOFES no dia 18 de julho de 2022 para assumir o processo de integração de dados, a fim de realizar a integração o mais rápido possível. Já no dia 25, as primeiras codificações foram realizadas.
Desde a implantação do projeto, no dia 7 de julho de 2022, até a realização das primeiras codificações, a Planisa fez uma série de treinamentos e qualificações com os profissionais dos hospitais.
No dia 5 de agosto, 100% dos hospitais já estavam com as codificações em andamento, possibilitando que, no dia 25, a plataforma Valor Saúde Brasil tivesse 5 mil altas codificadas. Com a validação dos dados pela Planisa, a equipe de gestão conseguiu analisar os perfis de cada instituição e tomar decisões assertivas para melhorar a assistência.
Em 24 de setembro, o Projeto FEHOFES alcançou 80% de IQIC - um indicador de qualidade que a plataforma Valor Saúde Brasil disponibiliza para os seus usuários verificarem se os dados inseridos são confiáveis e podem ser utilizados na tomada de decisão.
Fatores que contribuíram para o sucesso do Projeto FEHOFES
Alguns fatores foram decisivos para o sucesso do Projeto FEHOFES:
- Integração de dados feita por uma empresa especializada: a We Innovate
- Consultoria técnica e especializada da Planisa, que conhecia todas as etapas do projeto
- Clientes e equipes engajados (alto envolvimento por parte dos hospitais): as pessoas que estavam à frente do projeto nos hospitais conseguiram dominar rapidamente o uso da plataforma Valor Saúde Brasil
Integração
Quanto à integração realizada pela We Innovate, o sucesso da ação se deve ao conhecimento da empresa em sistemas de gestão hospitalar. Como mencionado anteriormente, a empresa lida com 10 sistemas diferentes (os principais do mercado), justamente pela sua expertise em entender o funcionamento de cada tela.
Outro fator decisivo para o sucesso do processo de integração foi o conhecimento da We Innovate sobre o DRG Brasil e todos os detalhes técnicos que envolvem a integração de dados para uma codificação mais assertiva.
Além disso, o uso de uma ferramenta tecnológica para integração segura de dados foi fundamental para garantir a conformidade das ações realizadas com a LGPD e, assim, garantir a segurança dos clientes.
O sucesso do processo de integração também se deve à expertise da We Innovate em processos de saúde. Toda a equipe da empresa tem experiência na área, seja por meio de consultoria ou atuação direta no setor. Dessa forma, a We Innovate entende a importância de todos os processos dentro de uma instituição de saúde.
Mais do que isso, o sucesso da integração também se deve à existência de uma equipe especializada em banco de dados; suporte especializado para atender rapidamente; monitoramento ativo para acompanhar a conectividade de todos os sistemas envolvidos no processo e gerenciamento de projeto ágil para alcançar mais qualidade.
Consultoria
Em relação à consultoria dada pela Planisa, um dos fatores de sucesso foi a capacitação sobre a metodologia DRG Brasil, realizada de forma presencial em dois dias consecutivos.
Nesses encontros, a empresa focou no conceito da metodologia e em questões como a responsabilidade de levar informações para dentro da plataforma Valor Saúde Brasil e saber analisar os dados. Os principais tópicos abordados nessa capacitação foram:
- Análise de dados assistenciais: identificação das variáveis em prontuário
- Validação da base de dados junto ao cliente: trabalho de conferência realizado pelos gestores e analistas de informação em saúde para qualificar as informações geradas pela plataforma
Além disso, a Planisa realizou treinamentos e aulas sobre codificação para cada nicho dos 13 hospitais filantrópicos contemplados no Projeto FEHOFES. Desses 13 hospitais, oito têm linha de cuidado materna infantil; portanto, a empresa ministrou aulas sobre a linha de cuidados maternos, recém-nascido e neonato etc.
Mais do que isso, uma das consultoras da Planisa realizou visitas presenciais aos clientes para acompanhar os processos de cada instituição, verificar o andamento da implantação da metodologia DRG e realizar a auditoria das codificações. Outros fatores de sucesso foram as reuniões periódicas com os gestores dos hospitais e o suporte diário via e-mail e WhatsApp para os analistas de informação em saúde.
Resultados alcançados
Entre os resultados alcançados pelo Projeto FEHOFES, destaca-se a integração de sistemas em tempo recorde. Com três meses de codificação, o projeto já contabilizava 24 mil altas para análise, com dados qualificados para a tomada de decisão - como revelou o índice de 80% do IQIC.
Além disso, durante a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, as empresas We Innovate e Planisa identificaram falhas críticas nos processos dos hospitais - o que foi decisivo para as instituições se mobilizarem e ajustarem seus processos em busca de melhorias internas. Também houve um aumento no envolvimento da equipe multidisciplinar nas discussões dos casos e na melhoria dos registros em prontuários.
Outro ganho positivo foi a reavaliação de protocolos assistenciais para garantir a efetividade da assistência, a partir dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil. Nesse sentido, os hospitais têm buscado aprimorar a capacitação da equipe multidisciplinar para melhorar a eficiência do uso do leito hospitalar.
Um resultado vantajoso especialmente para a Secretária de Saúde do Estado do Espírito Santo é a visualização dos dados sensíveis à atenção primária, pois esses dados ajudam na identificação das condições que poderiam ser tratadas na atenção primária e estão consumindo recursos da atenção terciária.
Por fim, o grande resultado da parceria entre a We Innovate e a Planisa com a plataforma Valor Saúde Brasil foi a entrega de dados codificados e confiáveis para a tomada de decisão e melhoria da assistência do paciente em 30 dias após o início do Projeto FEHOFES.
Qual o futuro do Projeto FEHOFES?
O Projeto FEHOFES vai iniciar uma segunda fase de consultoria com foco em auxiliar os hospitais na estruturação do planejamento estratégico, a fim de caracterizar problemas e/ou situações que se deseja modificar ou manter com o objetivo de evitar o desperdício.
Além disso, há planos de capacitação sobre a metodologia DRG Brasil e a plataforma Valor Saúde Brasil para os gestores dos hospitais; consultorias e integrações com foco na melhoria contínua de processos; desospitalização hospitalar direcionada pela plataforma Valor Saúde Brasil; análise de desperdícios e expansão do uso das tecnologias integradas.
A plataforma Valor Saúde Brasil tem diversas funcionalidades, como o DRG Brasil Admissional, o aplicativo Valor Saúde Brasil, os módulos administrativos para gestão dos processos hospitalares e assistenciais e que também serão implantadas nesses hospitais para alcançarem ainda mais resultados e entregarem ainda mais valor.
Assim como os 13 hospitais contemplados no Projeto FEHOFES, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:
Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!
Crédito/imagem de capa: KatarzynaBialasiewicz by iStock