Postado em 21 de dezembro de 2022 - Atualizado em 28 de setembro de 2023
Propósito da empresa é gerar valor em saúde para a população e tornar as instituições cada dia mais sustentáveis
Tudo começou com a vontade de transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas. Daí, surgiu uma grande paixão pela saúde baseada em valor, por acreditar que ela pode salvar vidas. São três décadas atuando neste sentido, tendo sempre como o centro e o coração das decisões, o paciente.
O Grupo IAG Saúde completa 30 anos de trajetória e hoje se constitui em uma plataforma especializada em compartilhar conhecimento e empoderar o sistema de saúde para a entrega de valor com resultados sustentáveis.
Neste marco do aniversário, a empresa lança uma novidade na plataforma Valor Saúde Brasil - que passa a ser o único DRG do mundo em inteligência artificial multinível. A ferramenta agora consegue medir a participação da estrutura hospitalar e das condicionantes socioculturais do paciente nas variações de entrega de valor em saúde. Essa nova tecnologia permite dados cada vez mais precisos na gestão hospitalar pública e privada.
“Por meio da inteligência artificial multinível, as entidades de saúde públicas e privadas poderão ter uma melhora em suas entregas e em seus resultados. Por exemplo, hoje, elas já conseguem evitar desperdício assistencial, evitar internações desnecessárias, ter um maior giro dos leitos, ou seja, mais vagas nos hospitais, ter menos reinternações. A partir de agora, terão acesso às condições socioculturais dos pacientes e à estrutura e processos dos hospitais”, explica Dr. Renato Couto, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil, juntamente com a Dra. Tania Grillo.
Essa nova tecnologia vai permitir um aumento de 80 a 90% da precisão dos dados. Isso impacta na transparência das instituições junto a seus stakeholders e permite uma maior segurança nas relações.
Serão avaliadas 44 linhas de cuidados do paciente, como: infarto do miocárdio, cirurgia cardíaca, fratura do fêmur, pneumonia, insuficiência renal entre outras que são prevalentes no sistema de saúde. Eles serão controlados de uma maneira cada vez mais detalhada e especializada.
Como tudo começou
Os sócios e fundadores do Grupo IAG Saúde são os médicos especialistas em Clínica Médica, Dr. Renato Couto e Dra. Tania Grillo que estudaram na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se conheceram na residência médica. A primeira atividade de ambos, como médicos, foi de intensivistas do Hospital das Clínicas da UFMG. Nos plantões, percebiam que muitos pacientes estavam bem e com proposição de alta do CTI evoluíam com infecções graves relacionadas a assistência que muitas vezes culminavam com a morte.
Movidos pela angústia desta tragédia cotidiana e tendo como base experiências exitosas vivenciadas nos Estados Unidos, trouxeram para o Brasil um programa de controle de infecção hospitalar para aplicar nos hospitais onde trabalhavam - foi o primeiro tipo de programa de qualidade de hospitais.
De lá para cá, não pararam mais de estudar e aplicar o que aprendiam e os resultados eram cada dia melhores. “Percebemos que era necessário expandir nossa atuação para os determinantes não biológicos das infecções relacionadas. A ciência percebeu que a ocorrência de uma infecção relacionada a assistência possuía três grandes determinantes: a gravidade determinada pela doença que levava o paciente ao hospital; e /ou falhas nos processos de trabalho assistencial; e/ou os condicionantes sociais no qual o paciente se encontrava inserido”, comenta Dr. Renato.
O único determinante que poderia ser modificado pelas equipes assistenciais era evitar as falhas do trabalho assistencial, gerenciar e melhorar continuamente a qualidade dos processos hospitalares.
DRG Brasil: produto em constante evolução
Como diz a famosa frase de William Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”. Então, Dr. Renato e Dra. Tania resolveram trazer para o Brasil o medidor brasileiro de custos assistenciais hospitalares ajustado a complexidade clínica, o DRG (Diagnosis Related Groups). Após mais de uma década de pesquisas o DRG Brasil foi lançado em 2011 e hoje tem como grande diferencial ser adaptado para o sistema de saúde brasileiro, ou seja, os referenciais utilizados são 100% nacionais.
O DRG Brasil é um sistema de categorização de pacientes internados em hospitais, de acordo com a sua complexidade assistencial. Um DRG é uma combinação de:
Condição clínica que determinou a internação
Complicações e comorbidades associadas
Cirurgias e outros procedimentos
Idade
Outras variáveis
Cada DRG é, portanto, um "produto assistencial" clínico ou cirúrgico, que tem um consumo homogêneo de recursos. Com isso, desfechos assistenciais e consumo de recursos tornam-se comparáveis e previsíveis, uma vez que os pacientes agrupados em um mesmo DRG (ou produto assistencial) possuem características clínicas e de risco similares, determinando uso de recursos também similares.
“Nosso propósito sempre foi desenvolver instrumentos, ferramentas e metodologia que ajudem nossos clientes a levar maior qualidade de vida aos seus beneficiários e aos cidadãos desse país”, comenta Dra. Tania.
Com a chegada do DRG Brasil foi possível reduzir erros e falhas da assistência, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir o dinheiro que estava sendo usado de forma indevida. “Percebemos que era uma metodologia excelente, tanto pela sua simplicidade quanto por sua inteligência. Uma metodologia que melhora processos e os resultados que são entregues à população”, aborda Dr. Renato.
Mas, se hospitais diferentes têm custos diferentes para a mesma complexidade clínica do DRG Brasil o que gerou esta diferença? Era necessário determinar se os desfechos clínicos que interessam ao usuário foram adequados e se a relação entre custo, desfecho e valor em saúde foi a melhor. Como fazer isso? Usando inteligência artificial.
Então, em 2018, utilizando algoritmos de machine learning, a equipe de cientistas que desenvolveu o DRG Brasil criou modelos preditivos de óbito, de eventos adversos graves infecciosos e não infecciosos e de reinternações ajustados para a complexidade dos pacientes. Pela primeira vez no Brasil foi possível estabelecer a relação entre custos e resultados assistenciais ajustados pela complexidade e criticidade clínica dos pacientes. Estava lançada a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: uma soma de algoritmos computacionais para medir custo (o DRG) e algoritmos de machine learning para medir resultados assistenciais.
Mas, ainda existiam questões a serem respondidas. A estrutura das instituições interfere na entrega de valor? E as condicionantes sociais da pessoa e do local onde ela mora? Os cientistas mergulharam então em um tipo especial de machine learning, o machine learning multinível. Com esta classe de machine learning é possível construir algoritmos de inteligência artificial que levam em consideração de maneira simultânea: a complexidade clínica, a estrutura e os processos das instituições e as condicionantes socioculturais nas quais o paciente está inserido.
Chegou, em 2022, a plataforma Valor em Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial Multinível. O único sistema DRG do mundo com inteligência artificial multinível.
Tudo isto desenvolvido no Brasil levando em consideração o perfil do brasileiro, a estrutura e processos dos nossos hospitais e os condicionantes sociais a que estamos expostos. O desafio de medir em medicina foi superado no Brasil. O país tem disponível uma plataforma capaz de medir entrega de valor em saúde dentro da realidade estrutural do sistema de saúde e dos nossos condicionantes sociais. Com medição, há gestão e se há gestão temos entrega de valor em saúde. Com entrega de valor em saúde ao usuário haverá sustentabilidade para todas as partes.
Plataforma Valor Saúde Brasil movida a inteligência artificial multinível é a evolução que garante sustentabilidade pela entrega de valor em saúde.
2011: Primeira geração
DRG Brasil
Algoritmos computacionais preveem consumo de recursos com base na complexidade clínica do brasileiro.
2018: Segunda Geração
Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil
Algoritmos em machine learning preveem consumo de recursos e desfechos assistenciais com base na complexidade clínica do brasileiro
2022:Terceira Geração
Plataforma Valor Saúde by DRG Brasil + Inteligência Artificial
Algoritmos migram de computacionais para machine learning multinível (MLMN) e passam a prever o consumo de recursos e a apontar se o determinante da variação de custos pode ser atribuído a complexidade clínica do paciente ou a estrutura e processos do hospital ou determinante socioculturais a que o individuo se encontra exposto.
Entenda mais sobre a evolução do DRG Brasil desde o seu lançamento, em 2011, assistindo ao vídeo.
1 a cada 10 brasileiros são beneficiados pela plataforma Valor Saúde Brasil
Hoje, mais de 420 hospitais e 90 operadoras de saúde utilizam a plataforma Valor em Saúde by DRG Brasil que contabiliza mais de 20,5 milhões cidadãos beneficiados – 1 a cada 10 brasileiros. Até agora são mais de 5 milhões de altas codificadas, mais de 21 mil óbitos potencialmente evitados, mais de 10 milhões de diárias preveníveis e, com tudo isso, mais de R$10 bilhões em potenciais ganhos econômicos para o sistema de saúde público e privado. “Estamos sempre inovando, desenvolvendo produtos acessíveis a todos e capacitando as pessoas para que sejam líderes de mudanças sociais significativas na área da saúde, pública e privada. O objetivo é aumentar o acesso da população à atenção à saúde mais segura e com menor custo”, finaliza Dra. Tania.
Presença nacional e responsabilidade com a segurança da informação
A sede do Grupo IAG Saúde está em Belo Horizonte/MG, mas sua tecnologia e seus especialistas estão presentes em organizações de saúde ao longo de todo o território brasileiro. A empresa tem orgulho de contar com um time multidisciplinar apaixonado pelo que faz. São profissionais especialistas na área da saúde, dedicados ao pioneirismo na implantação de ferramentas e metodologias disruptivas, focando incansavelmente na melhoria dos resultados e na experiência positiva para os clientes.
Trabalhar com dados sensíveis a segurança e privacidade de informações é uma obsessão do Grupo IAG Saúde e em 2021, de forma pioneira no país, a empresa recebeu a declaração de conformidade com a LGPD após uma avaliação externa credenciada para este fim. O grupo também possui uma declaração de conformidade do seu Sistema de Gestão de Compliance.
Conheça todas as marcas do Grupo IAG Saúde
DRG Brasil
ODRG Brasil é uma plataforma de gestão para a Governança Clínica, viabilizada pelo agrupamento dos dados de saúde dos pacientes em internação clínica ou cirúrgica, e impulsionada por inteligência artificial.
Com a metodologia DRG totalmente ajustada ao perfil brasileiro, desfechos assistenciais e consumo de recursos tornam-se comparáveis e previsíveis, uma vez que os pacientes agrupados em um mesmo DRG (produto assistencial) possuem características clínicas e de risco similares, determinando uso de recursos (diárias e insumos) também similares.
No Analytics da plataforma, se tem uma visão dinâmica da qualidade do cuidado e dos resultados econômicos, criando as condições necessárias para simplificar e acelerar a mudança do modelo assistencial e remuneratório em direção a sistemas baseados em valor.
Plataforma Valor Saúde Brasil
A entrega de valor deve ser o propósito dos sistemas de saúde. Essa é a receita para evitar desperdícios e falhas, que prejudicam a assistência ao paciente e os resultados alcançados pelas instituições.
O valor em saúde é determinado pela qualidade assistencial dividida pelo custo, alinhado a uma experiência positiva do paciente em sua trajetória no sistema de saúde. O inverso de valor é desperdício.
A plataformaValor Saúde Brasil dispõe – com base nas informações geradas pelo DRG Brasil e pela Inteligência Artificial – de funcionalidades para o diagnóstico e planejamento estratégico do sistema de saúde e a estruturação de programas de Governança Clínica para a entrega de valor.
SigQuali
O SigQuali é uma plataforma de gestão da informação que faz a integração de ferramentas aplicáveis a qualquer metodologia de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 31000, ONA, Acreditação de Operadoras da ANS e normas internacionais.
É fonte fidedigna para a tomada de decisões, pois produz informações consistentes e de simples interpretação, necessárias às atividades de planejamento, coordenação, monitoramento e implementação de ações de melhoria contínua.
Com o suporte do time de consultores especializados, o SigQuali® transforma a gestão da qualidade das organizações de saúde reduzindo tempo e recursos gastos para obter informações gerenciais e com elas otimizar os resultados de forma eficiente.
IAG Gestão
O IAG Gestão é especializado em reestruturação gerencial e assistencial das organizações de saúde com base em normas de gestão da qualidade. Com foco em resultados tangíveis, a metodologia “10 Passos”, abrange todos os setores da instituição. No caso das operadoras, o escopo integra os requisitos de Acreditação de Operadoras da ANS e a ISO 9001. Para hospitais e outros prestadores, o foco dos 10 Passos é nas normas ONA e ISO 9001.
É assim que o IAG Gestão® transforma os processos: implantando o aperfeiçoamento dos métodos administrativos em coesão com a melhoria contínua da qualidade, da segurança e do gerenciamento de riscos assistenciais.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
Este site faz uso de cookies para personalizar sua experiência com nossos serviços e conteúdos, garantindo a privacidade dos seus dados. Acesse na íntegra os Termos de Uso e a Política de Privacidade dos sites do Grupo IAG Saúde, atualizados em 05 de abril de 2021.
Cookies Estritamente Necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
Cookie de terceiros
Este site usa o Google Tag Manager e Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative os Cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!