Gestão Hospitalar: estratégias para aumentar a qualidade assistencial
DRG Brasil
Postado em 31 de maio de 2023 - Atualizado em 7 de maio de 2024
A gestão hospitalar é um dos pilares para o desenvolvimento saudável de uma instituição de saúde, e é fundamental investir nesse campo.
Com processos alinhados, é possível tomar as melhores decisões para a organização, além de aprimorar as rotinas internas e externas.
Afinal, funções administrativas bem executadas também trazem oportunidades de melhoria no serviço, como a implementação de metodologias modernas no hospital para facilitar o cotidiano dos colaboradores.
Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre as funções e a importância de uma gestão qualificada na sua organização de saúde. Confira essas e outras informações a seguir!
O que é gestão hospitalar?
A gestão hospitalar reúne um conjunto de práticas de administração que visam garantir as operações de instituições de saúde públicas ou privadas. Como o nome sugere, essa área atua no monitoramento e contribui para a tomada de decisões relacionadas aos procedimentos internos relacionados a um hospital.
Assim como em empresas convencionais, também é necessário ter uma equipe responsável para acompanhar as rotinas de uma instituição de saúde, sejam eles, presidentes, diretores e gerentes.
Na prática, a gestão hospitalar possibilita que as rotinas internas e externas aconteçam de maneira eficiente, resolvendo adversidades e organizando os profissionais para trabalhar adequadamente.
A importância da gestão hospitalar
A gestão hospitalar desempenha um papel fundamental na manutenção de uma instituição de saúde, uma vez que é a responsável pelo funcionamento de todas as operações.
Essa área supervisiona diversos setores, garantindo que funcionem corretamente. Por exemplo, alinha o departamento administrativo quanto às atividades internas, coordena o financeiro para distribuir os recursos e monitora a área interna para fornecer atendimento de qualidade aos pacientes.
Sem essa gestão, não é possível assegurar que cada uma dessas rotinas se integre de maneira eficiente, permitindo ao hospital continuar trabalhando.
Além disso, a gestão hospitalar tem a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho saudável, mantendo os colaboradores satisfeitos e fornecendo as ferramentas necessárias para poderem realizar seu trabalho com excelência.
Vale reforçar que a importância dessa prática se estende não apenas aos grandes hospitais, mas também à comunidade, que depende desses serviços constantemente.
Portanto, é um setor essencial para o funcionamento do hospital e de todas as suas operações diárias.
Principais tarefas da gestão hospitalar
A gestão hospitalar abrange diversas tarefas essenciais para o funcionamento eficiente da organização, principalmente:
gerenciamento interno e externos de rotinas das equipes e dos procedimentos;
implementação de processos;
acompanhamento financeiro;
resolução de problemas de gargalos diversos.
A princípio, sua principal função se concentra em elaborar os planejamentos estratégicos que definem as operações diárias da instituição hospitalar, incluindo questões burocráticas, distribuição de recursos e favorecendo para a tomada de decisão assertiva.
Posteriormente, também deve acompanhar as atividades dos demais colaboradores, verificando se os atendimentos e serviços estão sendo realizados adequadamente.
No entanto, vale reforçar que a gestão hospitalar não apenas planeja e executa as atividades, mas também organiza os processos relacionados a essas funções.
Por exemplo, inclui administrar a rotina dos funcionários, médicos e enfermeiros, garantindo que existam recursos e equipamentos disponíveis para o atendimento clínico.
Caso contrário, o hospital pode ter problemas internos e externos, como desorganização de processos e rotinas e falta de acompanhamento das atividades desempenhadas. Questões que a gestão também precisará superar.
Por esse motivo, é essencial que os profissionais que compõem essa equipe tenham conhecimentos diversos de administração, sempre priorizando os pacientes.
Estratégias para ter uma excelente gestão hospitalar
Para alcançar uma gestão hospitalar assertiva, é importante implementar algumas estratégias, que permitam aos líderes administrarem a organização e tomarem as melhores decisões.
Confira algumas dicas para aprimorar essa prática:
Tenha um planejamento estratégico
Antes de mais nada, é essencial que a gestão hospitalar tenha um planejamento estratégico para a instituição. Ter metas claras para o futuro permite guiar os colaboradores e as estratégias para alcançar os objetivos a longo prazo.
Além disso, também orienta as decisões e ações da administração, garantindo uma direção sólida para toda a equipe.
Ainda, vale não apenas ter um planejamento, mas monitorá-lo periodicamente, ajustando e adaptando conforme a necessidade.
Desenvolva a equipe
Uma gestão hospitalar atuando sozinha não consegue atingir os resultados esperados, interna e externamente.
Por isso, é fundamental desenvolver os colaboradores que fazem parte da instituição, com treinamentos, programas de capacitação e implementação de uma cultura bem estabelecida.
Uma equipe bem treinada e motivada contribui para serviços de qualidade, além de alinhar as expectativas.
Sendo assim, vale investir em uma comunicação fluida e transparente, para que todas as rotinas se integrem e seja mais simples resolver problemas no hospital.
Invista em recursos tecnológicos
Para ter uma gestão hospitalar de qualidade, é fundamental investir em recursos tecnológicos que auxiliem os funcionários em sua administração.
Sem ferramentas modernas e eficientes, será mais complexo lidar, por exemplo, com a distribuição de recursos, acompanhamento de rotinas e avaliação de resultados.
Assim, vale aproveitar soluções que otimizem processos e melhorem a eficiência da gestão, como sistemas de informação, registros eletrônicos e plataformas integradas.
Isso facilitará o gerenciamento de recursos, alocação de pessoal e controle mais rigoroso dos custos. Também aprimora a segurança dos dados e prioriza a qualidade do serviço oferecido ao paciente, reduzindo falhas na assistência e melhorando resultados clínicos.
Alvos da qualidade assistencial
Os alvos da qualidade assistencial são objetivos com áreas específicas que a gestão hospitalar deve priorizar para garantir a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade aos pacientes.
Nesse sentido, alguns dos principais critérios incluem:
uso eficiente do leito hospitalar;
aumento da segurança assistencial;
redução de internações evitáveis;
diminuição de readmissões preveníveis.
Essas oportunidades de melhoria foram identificadas pela comunidade acadêmica do DRG Brasil, que realizou um estudo nas principais instituições de ensino do Brasil, em mais de 400 hospitais do SUS e da saúde suplementar.
Com isso, foi possível traçar as áreas para aprimoramento, a fim de fornecer o melhor serviço ao paciente, e é função da gestão hospitalar desenvolver esses pontos em sua administração.
A relação da Gestão Hospitalar com a Segurança do Paciente
A segurança do paciente é crucial na saúde e a Gestão Hospitalar desempenha um papel essencial nesse aspecto. A definição técnica busca evitar falhas assistenciais e danos decorrentes no cuidado prestado.
Para garantir a segurança, medidas como padronização de protocolos, controle de infecções e mapeamento de riscos são adotadas. Dados revelam a importância desse cuidado, com 10% dos pacientes sofrendo algum tipo de dano hospitalar.
A saúde baseada em valor, com foco na experiência do paciente, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A gestão deve estabelecer processos, promover a governança clínica e usar tecnologia para identificar e controlar riscos, visando a segurança do paciente.
Gestão hospitalar e a metodologia DRG
A gestão hospitalar e a metodologia DRG estão diretamente relacionadas, pois essa ferramenta pode ser usada pela administração para fornecer melhores serviços ao sistema de saúde.
Ela permite classificá-los conforme o diagnóstico, tratamento e tempo de internação, otimizando não apenas as práticas médicas, como também os recursos e planejamento interno.
Isso permite que as instituições de saúde tenham uma visão mais precisa sobre os casos clínicos e as necessidades associadas a cada grupo.
Com a ferramenta, é possível auxiliar a gestão de forma eficiente, aprimorando o desempenho da instituição e refletindo na excelência do serviço.
No entanto, é importante ressaltar que a implementação da metodologia DRG exige plataformas adequadas, para que essa codificação e avaliação sejam concretas, e para a gestão hospitalar assegurar uma aplicação eficiente.
Por isso, vale a pena contar com sistemas modernos, que possibilitem essa integração de maneira simples e prática.Quer saber mais sobre a plataforma Valor Saúde Brasil? Entre em contato com nossos especialistas.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
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