Ecossistema

Escritório de Valor é realidade no Sistema Unimed

DRG Brasil
Postado em 27 de junho de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Estratégia de VMO vem sendo cada vez mais difundida nas instituições de saúde. Saiba como a Unimed Nacional e a Unimed Porto Alegre implantaram o método com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e os resultados alcançados até aqui.

Se você é gestor em saúde ou responsável por estratégias de saúde baseada em valor, provavelmente já ouviu falar em Value Management Office (VMO) — na tradução, Escritório de Valor. O conceito de VMO nasce em 2015 quando, Kaplan o descreve como um grupo de trabalho dedicado, exclusivamente, a mapear as necessidades da assistência em saúde.

Com o VMO é possível: integrar equipes multidisciplinares e setores das organizações de saúde, otimizar processos, criar padronizações, reduzir custos, melhorar a eficiência e a sustentabilidade do negócio. Tal prática estimula o engajamento não só da alta gestão, como, também, da equipe envolvida no cuidado com o paciente, promovendo ganhos substanciais para toda a cadeia produtiva do setor.

Veja abaixo os componentes que representam a figura do Escritório de Valor no sistema de saúde

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial exerce papel fundamental neste processo. Unimed Nacional e Unimed Porto Alegre, clientes da plataforma, iniciaram, recentemente, os seus escritórios tendo como apoio os dados gerados pela ferramenta. E o resultado não poderia ser diferente: maior eficiência com o menor custo possível.

Confira a seguir os detalhes da implantação do Escritório de Valor em cada instituição.

Unimed Nacional e a cultura do VMO

A Agenda de Valor em Saúde na Unimed Nacional vem sendo discutida desde o início de 2022 e, após mapeamento com a equipe do Grupo IAG Saúde, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma Valor Saúde Brasil, foi possível implementar o VMO. O start do projeto ocorreu em março de 2023, e a instituição optou por trazer um coordenador exclusivo para condução do Escritório de Valor — ressalta Sávio Jacob, superintendente de Atenção à Saúde na instituição.

Idealizada pela Diretoria de Atenção à Saúde, a atividade foi desenvolvida com o apoio de diversas outras Diretorias da Unimed Nacional e consolida, segundo Adriano Rodrigues de Sousa, coordenador do Escritório de Valor, a cultura de gerenciamento de valor em saúde na organização.

“Uma das ações do Escritório de Valor é gerir eficiência em saúde. Com a plataforma Valor Saúde Brasil é possível gerenciar o uso eficiente do leito hospitalar, melhorar a segurança e garantir qualidade assistencial. Outra grande contribuição da ferramenta é a identificação das condições de saúde que deverão ser priorizadas para atuação dos programas de prevenção e promoção à saúde, bem como o ingresso em projetos de monitoramento do desfecho clínico”, explica.

Localizada em São Paulo, a organização já colhe frutos com o VMO e com o pioneirismo da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.  “A Unimed Nacional optou por um modelo diferenciado. A codificação do DRG é realizada pela equipe de auditoria concorrente, isso permite uma codificação mais precisa, à beira-leito, uma vez que o auditor acompanha a internação do paciente e pode utilizar as informações do DRG em tempo real para discussão com a equipe multidisciplinar”, afirma.

De acordo com o profissional, o Analytics DRG Brasil é utilizado em grande escala pela Unimed Nacional uma vez que as informações e os indicadores assistenciais disponíveis na ferramenta subsidiam diversas áreas no desenvolvimento de estratégias para negociações baseada em valor.

Adriano descreve a experiência com o VMO como fundamental para a entrega de valor. “Na atualidade, a melhoria contínua é a chave para a sobrevivência das empresas do setor de saúde. O Escritório de Valor estimula uma transformação de todo processo assistencial com foco no cliente — uma prioridade da alta liderança que está sendo muito bem recebida por todos os colaboradores”, finaliza.

Unimed Porto Alegre é a primeira singular do sistema Unimed a investir em VMO

A Unimed Porto Alegre, lançou no dia 1º de junho, o seu Escritório de Valor em Saúde. A ação da cooperativa promete impulsionar os trabalhos que contribuem para a construção de um ecossistema de saúde. Com a iniciativa, a Unimed Porto Alegre se configurou como a primeira singular e operadora de saúde da América Latina a ter um VMO.

Boas práticas de cuidado, inovações em saúde e de Value-Based Health Care (VBHC) fazem parte do projeto que, na inauguração, contou com a participação da médica e sócia-fundadora da Academia VBHC, Marcia Makdisse.

Daniela Medeiros, superintendente de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, cita a importância de se ter uma base de dados qualificada para a efetivação das estratégias desejadas para o Escritório de Valor. “A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é o carro chefe da Unimed POA. A ferramenta nos permite atuar na assistência com a informação qualificada e contribui diretamente para o cálculo do Índice de Valor em Saúde (IVS) nos apoiando na mensuração da eficiência que entregamos ao paciente”, ressalta.

Com a performance de dados em saúde, a operadora já visualiza importantes resultados com a implementação com o VMO. A expectativa da executiva é que, apenas neste ano, a singular economize milhões com o Programa de Valor em Saúde. “O foco com o VMO não é somente o custo, mas quando se gerencia a jornada, elimina-se barreiras para eficiência do sistema de saúde. Desta forma, reduzimos o custo e gerenciamos de forma mais assertiva os recursos para a assistência”, aponta Daniela.

Participaram da construção do Escritório de Valor na Unimed Porto Alegre áreas como Provimento de Saúde, Cooperado, Mercado, Financeiro — integração que vem contribuindo para uma mudança de cultura e, ao mesmo tempo, evolução na organização. “Eu espero que com o VMO possamos apoiar na mudança do contexto de VBHC no mercado e sigamos cumprindo com nosso propósito de fazer a diferença no cuidado com as pessoas, transformando cada vez mais a entrega de cuidados de saúde baseado em valor”, finaliza Daniela.

Na foto, o médico responsável pelo Escritório de Valor, Marcelo Miglioranza; a sócia fundadora da Academia VBHC, Marcia Makdisse; o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato e a superintendente de Provimento de Saúde, Daniela Medeiros, durante evento de inauguração do VMO da Unimed Porto Alegre. Imagem: Divulgação/Unimed POA.


Crédito da Imagem Destacada

Dusanpetkovic - Freepik.com

Posts Relacionados

ESG na saúde: construindo valor social para um futuro sustentável

Ecossistema
19 de agosto de 2024
leia agora

O Grupo IAG Saúde aderiu ao Pacto Global da ONU. E o que isso significa para você?

Ecossistema
26 de julho de 2024
leia agora

A Revolução Silenciosa para a Sustentabilidade em Saúde nos Hospitais Filantrópicos

Ecossistema
24 de junho de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital