Modelo Assistencial

DRG Brasil – Evolução de uma metodologia que faz história

DRG Brasil
Postado em 20 de fevereiro de 2019 - Atualizado em 13 de maio de 2024

Conheça a linha do tempo de evolução da metodologia que tem transformado a forma de fazer gestão de saúde no Brasil.

O Diretor Executivo do IAG Saúde e DRG Brasil, Breno Duarte Roberto, explica de forma didática a evolução do DRG.

Desde 2004 em constante aprimoramento técnico, o DRG Brasil tem beneficiado hospitais, operadoras e sistemas de saúde por meio de metodologia sofisticada, melhorando a qualidade da assistência a milhares de pacientes e reduzindo os custos provenientes dos desperdícios.
O DRG, Diagnosis Related Groups, (em português: Grupo de Diagnósticos Relacionados), atua de forma efetiva na classificação de pacientes internados em hospitais. A partir disso, é possível calcular o tempo de permanência previsto do paciente e os recursos necessários à sua assistência segura, otimizando os custos dos serviços de saúde.
A evolução da metodologia DRG começa na década de 1960 na Universidade Yale (EUA). À princípio, o DRG foi estruturado para monitoramento dos serviços hospitalares, sendo a sua primeira aplicação em larga escala no final dos anos 1970, no estado americano de New Jersey.
Em 1988, Portugal se torna o primeiro país europeu a desenvolver a metodologia, que nos meses seguintes, chegaria em várias partes do mundo como Austrália, Espanha, França, Inglaterra e Itália. A partir de 1990, o método de pagamento prospectivo utilizando a ferramenta se tornou comum nos países desenvolvidos.
Já em solo nacional, a metodologia DRG começa a ser refinada para os códigos de saúde brasileiros por pesquisadores médicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma). O desenvolvimento do DRG Brasil foi acompanhado de perto pelos PhDs em gestão de saúde Dra. Tania Grillo e Dr. Renato Couto, responsáveis pela implementação do DRG no território brasileiro.
Em 2011, a Unimed BH inova e se torna o primeiro cliente do DRG Brasil, começando a deslocar-se do modelo fee-for-service. De lá para cá, várias mudanças no sistema de saúde podem ser percebidas, tanto em unidades da saúde suplementar, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2018, o DRG Brasil® é utilizado por operadoras e hospitais que abrangem quase 12 milhões de cidadãos brasileiros, com representatividade em todas as regiões do país. Até o momento são mais de 1,5 milhão de internações avaliadas, mais de 400 hospitais que trabalham com a metodologia no dia a dia e mais de 80 operadoras, públicas e privadas, que aplicam o DRG Brasil para a transformação do modelo assistencial e remuneratório do sistema de saúde brasileiro. 

Conheça mais sobre a história do DRG Brasil no vídeo:

Posts Relacionados

Modelos Assistenciais Indutores de Valor e Governança Clínica

Modelo Assistencial
4 de outubro de 2024
leia agora

Economia em Saúde: reduzindo desperdícios assistenciais

Modelo Assistencial
1 de outubro de 2024
leia agora

Internações Hospitalares: Reduzindo Desperdícios Assistenciais

Modelo Assistencial
30 de setembro de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital