A presidente do Grupo IAG Saúde e cofundadora da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, Dra. Tania Grillo, participou, no dia 5 de abril, do Aquecimento-Hospitalar, evento digital que antecedeu a edição física da feira Hospitalar, a maior de saúde da América Latina. Ela dividiu suas perspectivas e percepções para os sistemas de saúde a partir de 2022, considerando tanto os desafios em comum quanto o legado deixado pela pandemia, em uma mesa de debate que também contou com a participação de Taissa Sotto Mayor (Quality Global Alliance) e de Victor Grabois (SOBRASP).
Dra. Tania destacou que a transformação digital da saúde deve ir além do uso de tecnologia. “Não basta ter tecnologia e indicadores. Precisamos ter um planejamento claro, que permita entender onde essa tecnologia se encaixa em prol da melhoria do atendimento”, listou. “Estamos falando aqui de uma integração entre as redes de atenção de saúde, de continuidade e integralidade do cuidado, dos níveis primário, secundário e terciário agindo em conjunto e mantendo o paciente no centro. Tudo isso exige governança clínica”, disse a médica infectologista. “Nossos sistemas precisam estar organizados em torno das expectativas e necessidades desse paciente. Governança clínica significa saúde baseada em valor - ou seja, entregar ao paciente o que de fato importa para ele”, concluiu.
Especialistas nacionais e internacionais participaram do Aquecimento-Hospitalar. Foi um momento de trocar as experiências, as lições e as vivências trazidas pela Covid-19 e de traçar as perspectivas da saúde pós-pandemia. Todos os temas abordados no dia 5 de abril serão aprofundados no Congresso da feira Hospitalar. As discussões foram gravadas e estarão disponíveis sob demanda para os credenciados dentro da Hospitalar Hub.
Saiba mais sobre Governança Clínica neste post.
Para mais informações sobre a feira Hospitalar, que será realizada de 17 a 20 de maio, no São Paulo Expo, clique aqui.
Crédito da imagem destacada
Coração foto criado por 8photo - br.freepik.com