Como a Gestão da Qualidade aliada à Gestão de Pessoas pode beneficiar sua organização
DRG Brasil
Postado em 9 de novembro de 2022 - Atualizado em 23 de outubro de 2023
O sucesso de uma organização está intrinsecamente relacionado à Gestão da Qualidade, como também à Gestão de Pessoas. Diante disso, é impossível chegar à excelência sem pensar nas melhores práticas para otimização de processos com o apoio de quem faz acontecer nas empresas.
Com experiência em definir, planejar e estruturar processos internos, adquirida em três décadas de história, o Grupo IAG Saúde se estabeleceu no mercado como especialista em gestão e tecnologia na saúde. Seu foco, acima de tudo, é na entrega de valor em saúde por meio de suas soluções e inovações tecnológicas, entre elas, o Software Integrado de Gestão da Qualidade – SigQuali.
Por isso, decidimos compartilhar esse artigo com algumas ideias sobre Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas, bem como explicar que o pioneirismo da instituição em usar ferramentas tecnológicas na saúde pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.
Boa leitura!
O que é Gestão da Qualidade?
O que é Gestão de Pessoas?
Como a gestão dos dois processos pode trazer mais benefícios?
Como entender os indicadores a serem melhorados na sua organização
Quais os benefícios de uma ferramenta de Gestão da Qualidade e por que implantá-la pode fazer a diferença?
Pioneirismo em gestão e tecnologia na saúde: conheça o Grupo IAG Saúde e toda a sua expertise em Gestão da Qualidade
O que é Gestão da Qualidade?
A Gestão da Qualidade se relaciona com todos os departamentos de uma empresa, da entrega de serviços, produtos, atendimento ao posicionamento de marca.
Desse modo, sua atuação atravessa os processos definidos internamente, mas que são notados quando são olhados por uma perspectiva externa, mais especificamente, pelo consumidor.
O principal objetivo dos gestores responsáveis pela qualidade é definir padrões mínimos para assegurar a reputação de uma empresa ou marca, garantindo a satisfação do cliente final.
Para isso, os processos padronizados devem ser pautados tendo o público-alvo como principal referência.
Chegar nesse nível de excelência envolve o engajamento de lideranças, funcionários e parceiros, que juntam esforços para chegar no objetivo final: surpreender positivamente quem escolhe consumir determinada marca ou produto.
Isso requer alterações e atualizações constantes nos processos internos. Afinal, o comportamento do consumidor muda muito rapidamente.
Nesse sentido, a Gestão da Qualidade envolve um planejamento estratégico e ágil em responder às necessidades das pessoas. E na área da saúde, esse ponto se torna ainda mais evidente.
Esse fato enfoca as auditorias internas e externas, que devem acontecer periodicamente, com o intuito de avaliar a assertividade dos processos organizacionais, bem como o atendimento às diretrizes legais de segurança, privacidade e conformidade das informações.
As auditorias são muito efetivas, assegurando que o processo traga resultados positivos à organização de saúde, por meio da melhoria contínua na performance dos colaboradores.
Sendo assim, esse cuidado faz a diferença, especialmente quando olhamos para a gestão de pessoas, um assunto que abordaremos a seguir.
O que é Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas é um processo fundamental nas empresas, uma vez que é responsável por acompanhar e desenvolver funcionários, além de promover o engajamento de equipes para os melhores resultados processuais.
Nesse sentido, a Gestão de Pessoas envolve o recrutamento e onboarding de novos colaboradores, a retenção de talentos, a definição de planos de carreira, a organização de treinamentos e cursos de capacitação, a atribuição de cargos e salários, a concessão de benefícios corporativos, a avaliação de desempenho e muitas outras tarefas.
Por se relacionar diretamente com a manutenção de um ambiente de trabalho agradável e harmonioso, focado no aprendizado constante e na entrega de qualidade, a Gestão de Pessoas é um dos alicerces principais de qualquer companhia.
Afinal, a empresa pode ter a melhor infraestrutura ou ferramentas de trabalho, mas, se não há o cuidado com o seu próprio pessoal, não é possível gerar valor aos stakeholders.
Quem faz o uso estratégico dessa infraestrutura e suas ferramentas é o funcionário, que precisa receber a devida atenção para desempenhar suas funções como esperado.
Diante dessa perspectiva, é impossível falar sobre a Gestão da Qualidade sem abordar a Gestão de Pessoas.
Por fim, a melhor maneira de assegurar a excelência na Gestão de Pessoas é adotar práticas para estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores e incentivar o engajamento e entrosamento dentro dos times, sempre buscando motivá-los e auxiliá-los na execução das tarefas do dia a dia.
Como a gestão dos dois processos pode trazer mais benefícios?
O controle da qualidade envolve tanto a gestão de processos, quanto o desenvolvimento de pessoas. É pouco produtivo tentar separar um elemento do outro, uma vez que ambos estão intrinsecamente relacionados.
A partir desse entendimento, as empresas são capazes de buscar a excelência em suas entregas, além de estarem em um processo de melhoria constante.
Esse alinhamento traz benefícios por uma razão bastante notável: em ambientes com um clima organizacional harmonioso, os colaboradores desempenham as suas funções com mais motivação, empenho e excelência.
O resultado desse compromisso se reflete no dia a dia da empresa:
Mais clareza na comunicação.
Mais sincronia entre os integrantes da equipe e menos retrabalhos.
Maior atração e retenção de profissionais qualificados.
Melhor desenvolvimento das lideranças e seus respectivos times.
Melhor comunicação externa com clientes e stakeholders.
Maior engajamento nas tarefas diárias, com mais produtividade e qualidade nos serviços prestados.
A lista poderia continuar, pois é inegável que, quando a gestão da qualidade e de pessoas se entrelaçam, profissionais capacitados conseguem desempenhar suas atividades com mais consistência e regularidade.
Esse ânimo e orgulho que os colaboradores sentem ao fazer parte de uma empresa organizada resulta em clientes mais satisfeitos.
Como entender os indicadores a serem melhorados na sua organização?
Entender e mensurar o nível de satisfação no ambiente interno é uma tarefa árdua. Afinal, a natureza do ser humano é complexa, tornando a sua interpretação quase impossível.
Por isso, precisamos contar com indicadores de desempenho para ajudar a compreender o nível da gestão de pessoas que uma empresa apresenta:
Taxa de Absenteísmo: por mostrar quando um colaborador se ausenta do trabalho, esse KPI é ideal para entender o nível de engajamento de uma equipe.
Índice de Rotatividade (Turnover): esse KPI é fundamental para avaliar a qualidade dos processos de recrutamento e da retenção de talentos. Manter esse número baixo significa sucesso em condições de trabalho, além de menos custos operacionais.
Taxa de Produtividade: mais um indicador importante, esse número revela se os processos precisam ser otimizados. Para calculá-la, é preciso mensurar o tempo, o custo, a qualidade do serviço ou produto e a satisfação do consumidor.
Índice de Satisfação Interna: periodicamente, é fundamental conduzir pesquisas de satisfação entre os colaboradores, avaliando o engajamento interno e o clima corporativo.
Retorno sobre Investimentos (ROI): esse indicador mede o sucesso dos investimentos aplicados em colaboradores, como treinamentos e cursos de aperfeiçoamento. Comparar o ROI, antes e depois de um curso de capacitação, é uma boa ideia para avaliar a melhora no desempenho dos colaboradores.
Além desses números, a Taxa de Diversidade e o Índice de Competitividade em Salários também são métricas importantes para acompanhar de perto.
Se apoiar em dados no momento de tomar decisões é uma das melhores práticas para a gestão da qualidade.
Quais os benefícios de uma ferramenta de Gestão da Qualidade e por que implantá-la pode fazer a diferença?
Dados concretos são fundamentais para manter a Gestão da Qualidade sob controle. Esses números precisam ser calculados com assertividade e serem atualizados regularmente. É nesse ponto que entra a necessidade de contar com um software de gestão da qualidade.
Plataformas como o SigQuali, desenvolvido pelo Grupo IAG Saúde, fornece todas as informações necessárias para o planejamento e coordenação de ações de melhoria contínua para sua instituição.
Além de economizar tempo no cálculo e obtenção de KPIs, o sistema de gestão restringe a ocorrência da falha humana, que pode resultar em prejuízos e perdas de oportunidades às empresas.
A organização das informações, a redução de custos operacionais, o melhor acompanhamento das áreas e a simplificação de processos internos são outras vantagens de um software de Gestão da Qualidade como o SigQuali.
Pioneirismo em gestão e tecnologia na saúde: conheça o Grupo IAG Saúde e toda a sua expertise em Gestão da Qualidade
O propósito do Grupo IAG Saúde é transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida de cada cidadão, com uma real entrega de valor.
A empresa, pioneira em metodologias de gestão de saúde, tem seu legado construído em torno da expertise em Gestão da Qualidade. Como prova dessa afirmação, a nossa organização conta com a Declaração de Conformidade em Processos de Compliance e LGPD.
As declarações de conformidade são resultado da centralização de nossos processos internos em quatro pilares: responsabilidade, conformidade, segurança e transparência.
São esses valores que a empresa busca transmitir aos seus parceiros e clientes, por meio das marcas Valor Saúde Brasil, DRG Brasil, SigQuali e IAG Gestão.
Com quase três décadas de história, as metodologias do Grupo IAG Saúde beneficiaram mais de 16 milhões de brasileiros e mais de 300 organizações de saúde por todo o país.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
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