Modelo Remuneratório

Unimed Uberlândia usa DRG Brasil para oferecer remuneração baseada em valor aos cooperados

DRG Brasil
Postado em 12 de junho de 2024

A Unimed Uberlândia virou líder nacional nas linhas de cuidado de Angioplastia Coronariana e Assistência Cirúrgica Pediátrica pelo Índice Valor Saúde Brasil (IVSB) com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Além de aumentar a valorização dos cooperados, a instituição conseguiu melhorar os índices de condições adquiridas, reinternações e mortalidade nessas duas especialidades.

Na especialidade de Angioplastia Coronariana, entre 2018 e 2023, a taxa de condições adquiridas caiu de 2,70% para 2,33%. A taxa de readmissões em até 30 dias caiu de 2,70% para zero; e a taxa de mortalidade de pacientes de baixo risco se manteve zerada. 

Já na especialidade de Cirurgia Pediátrica, não houve nenhuma ocorrência de condições adquiridas, reinternações e mortalidade. Todos os índices permaneceram zerados!

Esse case de sucesso foi apresentado pelo Paulo Sergio de Freitas, Diretor de Provimento em Saúde da Unimed Uberlândia, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2023.

Sobre a Unimed Uberlândia

A Unimed Uberlândia valoriza o cooperativismo e tem uma Governança Corporativa que se baseia nos princípios da sustentabilidade, equidade, responsabilidade, integridade e transparência. Com base nesses pilares, a instituição tem buscado uma transformação nos modelos remuneratório e de atenção à saúde, além de informação e qualidade.

Em decorrência das métricas oferecidas pela plataforma Valor Saúde Brasil, a instituição conseguiu implementar a Governança Clínica e tem se tornado um modelo em inovação, preocupada em manter a sociedade informada e centralizar o cuidado no paciente.

Entrega de valor em saúde nas linhas de cuidado de Angioplastia Coronariana e Assistência Cirúrgica Pediátrica

O objetivo da Unimed Uberlândia com o projeto de entrega de valor nas linhas de cuidado de Angioplastia Coronariana e Assistência Cirúrgica Pediátrica é melhorar a qualidade do atendimento ao paciente e garantir a valorização dos médicos cooperados.

Nesse sentido, a instituição utilizou os indicadores e as métricas da plataforma Valor Saúde Brasil para trabalhar com mais transparência, demonstrando os resultados obtidos, a fim de gerar mais confiabilidade entre a equipe e os beneficiários. Esse projeto também serviu para aumentar a satisfação dos cooperados em relação à cooperativa.

Angioplastia Coronariana

Em outubro de 2018, a instituição deu início às negociações com a especialidade de Angioplastia Coronariana e apresentou a proposta de remuneração diferenciada aos hemodinamicistas. 

Já em novembro, a instituição fez uma negociação com a rede de prestadores de hospitais para buscar mais recursos. Em fevereiro de 2019, a cooperativa ofereceu uma devolutiva aos cooperados da especialidade com a valorização dos honorários médicos. A assinatura do Termo de Acordo com os Cooperados da Hemodinâmica foi realizada em março de 2019.

Após a contratualização, a Unimed Uberlândia alcançou resultados positivos em três indicadores:

  • Condições adquiridas 
  • Readmissão em até 30 dias
  • Taxa de mortalidade de paciente de baixo risco

Entre janeiro e dezembro de 2018, a taxa de condições adquiridas foi equivalente a 2,70%. No período de julho de 2022 a junho de 2023, essa taxa caiu para 2,33%.

Considerando os mesmos períodos, a taxa de readmissões em até 30 dias caiu de 2,70% para zero; e a taxa de mortalidade de pacientes de baixo risco se manteve zerada. 

O ganho do cooperado nessa especialidade foi de 50% e a eficiência operacional foi de 68,76% para 50,62%.

Cirurgia Pediátrica

Para implementar a remuneração por desempenho na especialidade de Cirurgia Pediátrica, a Unimed Uberlândia estabeleceu diferentes pesos para alguns indicadores a fim de compor a remuneração final dos cooperados. 

Os indicadores e o seu respectivo percentual são:

  • Permanência prevista x realizada (internação cirúrgica): peso de 25%
  • Condições adquiridas: peso de 20%
  • Readmissões não planejadas em até 30 dias após a alta: peso de 20%
  • ISE - Índice de Solicitação de Exame: peso de 25%
  • Liminares: peso de 10%

Na prática, o pagamento depende do percentual desempenhado pelos cooperados em cada indicador. Confira a bonificação para cada resultado:

% realizadoBonificação
81% a 100%100%
61% a 80,99%75%
41% a 60,99%50%
0% a 40,99%25%

Nessa especialidade, o ganho do cooperado foi de 28,03% e não houve ocorrência de condições adquiridas, internações e mortalidade. A eficiência operacional foi de 78,50% para 83,30%.

Assim como a Unimed Uberlândia, operadoras de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Imagem/capa: gorodenkoff by iStock

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Autorização prévia: critérios que as operadoras de planos de saúde devem utilizar

Modelo Remuneratório
23 de maio de 2024
leia agora

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Assistencial
26 de abril de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital