O Value-Based Healthcare (VBHC), na tradução livre - saúde baseada em valor- é um modelo de saúde que remunera os serviços de saúde pela qualidade, e não pela quantidade. A proposta é reduzir custos e desperdícios e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e a valorização dos profissionais.
Neste blogpost você vai entender mais sobre VBHC.
O que é VBHC?
VBHC é a sigla para Value Based Healthcare, ou saúde baseada em valor, é uma abordagem que coloca o paciente no centro do atendimento, pautando as decisões e soluções nas suas impressões e necessidades. O conceito surgiu em 2007, na Universidade de Harvard, com os professores Porter, Teisberg, Kaplan, Bohmer e Cristensen.
A proposta é aumentar a qualidade dos atendimentos e reduzir desperdícios para ser mais eficiente e melhorar a experiência dos pacientes.
O foco da saúde baseada em valor é no custo-benefício. Avalia-se a qualidade dos desfechos clínicos em relação ao custo para alcançá-los. A fórmula utilizada para o cálculo é:
Valor em saúde = desfechos assistenciais/custos da assistência
Vantagens do modelo VBHC
O modelo VBHC traz benefícios para todas as partes envolvidas:
- Pacientes recebem atendimentos de qualidade e ficam menos expostos aos riscos assistenciais
- Médicos, hospitais e operadoras de saúde: reduzem custos e aumentam a eficiência dos processos.
São vários os benefícios gerados, confira:
- Construção de um futuro sustentável com a implantação planejada de novos modelos de assistência e remuneração para entrega de valor
- Aplicação da governança clínica com base em valor para melhorar os resultados assistenciais e diminuir os desperdícios
- Eficiência hospitalar, com racionalização dos recursos e melhoria do uso dos leitos
- Segurança na alta do paciente para diminuir a taxa de mortalidade e reinternação
- Redução das internações evitáveis
- Controle do aumento da sinistralidade, no caso das operadoras de saúde, devido à previsibilidade de custos ao compartilhamento de ganhos com toda a cadeia produtiva
- Aumento do conforto ao paciente por conta da redução dos riscos assistenciais e dos procedimentos desnecessários
Como aplicar o conceito de VBHC?
A aplicação do conceito de saúde baseada em valor depende de uma análise de informações em saúde eficaz. Tecnologias como a plataforma Valor Saúde Brasil podem contribuir neste sentido - ela é uma ferramenta que mensura a eficiência do serviço e dos resultados assistenciais.
Isso acontece pelo uso da metodologia DRG, a plataforma é o único sistema DRG do mundo inteiramente adaptado às características do sistema de saúde do nosso país.
A metodologia DRG é usada para classificar os pacientes a partir de características de saúde, como sexo, idade, comorbidades, diagnósticos e procedimentos, levando em consideração a complexidade e a criticidade assistenciais de cada paciente.
A inteligência artificial da ferramenta fornece insights, previsões do resultado assistencial esperado e as probabilidades de acontecerem eventos adversos graves infecciosos e não infecciosos, de readmissão e de óbito.
Ou seja, com a plataforma Valor Saúde Brasil é possível:
- Captar os dados assistenciais e econômicos de qualidade
- Trabalhar as informações com a ajuda da inteligência artificial
- Obter predições assistenciais e econômicas
- Tomar decisões acertadas, a partir dos insights obtidos com a ferramenta
- Entregar valor por meio da aplicação de todos os recursos anteriores
O uso metodologia DRG Brasil garante o acesso a dados precisos, a previsões que permitem a implantação de melhorias, contribui com aumento da eficiência e com a redução de desperdícios. É assim que se entrega uma saúde baseada em valor.
Créditos/imagem: nortonrsx by iStock