PREMs e PROMs: o que são esses mecanismos de medição da experiência relatada pelo paciente?
DRG Brasil
Postado em 20 de setembro de 2023
Instituições que desejam entregar valor em saúde, devem se atentar às percepções únicas de cada paciente. O hospital precisa verificar não somente se o tratamento foi efetivo, mas também se foram atendidas as expectativas pré, durante e após a assistência. Para isso, pode fazer uso de indicadores como PREMs (Mecanismos de Medição da Experiência Relatada pelo Paciente e PROMs (Desfechos Medidos pelo Paciente).
Essas métricas são utilizadas para avaliar a experiência do paciente, para a identificação de falhas e para direcionar a tomada de decisões. Neste texto, você vai entender melhor sobre PREMs e PROMs e os benefícios proporcionados pela aplicação destes indicadores.
O que são os PREMs e PROMs e para que servem?
O PREM e o PROM são indicadores de qualidade na assistência ao paciente. PREMs é a sigla para Patient Reported Experience, ou Experiência Relatada pelo Paciente;. PROMs significa Patient Reported Outcome Measures, ou Desfechos Relatados pelo Paciente.
Os PREMs são voltados para examinar elementos mais práticos e estruturais, como as instalações, equipamentos e qualidade técnica da assistência. Dessa forma, o índice avalia a percepção do cliente quanto a infraestrutura do hospital e quanto ao atendimento recebido.
Enquanto isso, os PROMs são questionários padronizados que devem ser preenchidos pelos pacientes para verificar a opinião deles sobre o seuestado de saúde, sem a intervenção ou interpretação de profissionais de saúde.
São instrumentos baseados em critérios reconhecidos pela comunidade científica, que podem ser replicados em diferentes situações ou grupos de interesse, e que visam coletar dados sobre qualidade de vida relacionada à saúde, sintomas ou efeitos adversos de tratamentos ou experiência no contato com os serviços de saúde.
PROMs possibilitam avaliar a experiência do paciente com uma doença e os ganhos em qualidade de vida com um tratamento, permitindo uma avaliação mais detalhada do impacto do tratamento além dos desfechos medidos por indicadores clínicos.
Outra aplicação dos PROMs é na avaliação da qualidade do atendimento hospitalar no que diz respeito ao atendimento prestado durante uma internação, como no acompanhamento pós- alta. O intuito é avaliar o desfecho de saúde do paciente e o risco de reinternação.
Com os resultados do PREM e PROM, os gestores poderão traçar relatórios mais concretos para melhorar o atendimento e agregar mais valor para a instituição.
Por que é tão importante medir a experiência do paciente e garantir a sua segurança?
As respostas dos pacientes nos PREMs e PROMs ajudam o hospital a identificar onde estão as falhas que estão impactando na qualidade dos serviços oferecidos e guiam a implantação de melhorias.
Medindo a experiência do paciente é possível encontrar as lacunas da assistência, isso permite que os gestores desenvolvam intervenções de qualidade para melhorar a segurança dos pacientes.
Como o PREMs e PROMs se correlacionam com a medicina baseada em valor
Ferramentas como o PREM e PROM estão diretamente relacionadas com a medicina baseada em valor, visto que atuam para identificar o nível de satisfação do paciente e propor soluções alinhadas com as falhas que eles apontam.
Um atendimento focado na qualidade e excelência da assistência é essencial para promover intervenções realmente efetivas, não apenas em termos de tratamento ou resolução da doença, mas também na percepção do paciente.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
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