Tecnologia desenvolvida pela plataforma Valor Saúde Brasil combina cuidados personalizados, análises preditivas, estratégias preventivas, participação do paciente e prescrições orientadas por dados
A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial acaba de lançar o aplicativo BEL - abreviação para Bem-Estar e Longevidade - e desenvolvido para solucionar falhas de integração e coordenação de cuidado existentes no sistema de saúde.
“Transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas é o nosso propósito e, para colocarmos ele em prática, desenvolvemos a BEL. É uma tecnologia abrangente que vai contribuir significativamente para a saúde de cada cidadão e para os resultados assistenciais e econômicos das instituições de saúde”, afirma Renato Couto, cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil.
Como funciona a BEL?
A BEL é um centro de cuidados colaborativos digital e confiável que reúne e integra profissionais, organizações de saúde, pacientes e suas famílias, empresas contratantes de planos de saúde para colaborarem nos cuidados do paciente ao longo de toda a vida dele.
O app prevê custos hospitalares com precisão, mede riscos assistenciais, prevê desfechos de forma altamente precisa e confiável e é capaz de gerar planos de cuidado e planos terapêuticos personalizados para a recuperação de cada paciente. Esses planos podem ser acessados em tempo real em dispositivos móveis ou desktop, por profissionais de saúde, pelo paciente e por toda a família dele.
Os diagnósticos são atualizados toda vez que o paciente é atendido novamente no sistema de saúde. Ou seja, a cada nova condição clínica diagnosticada extra hospitalar, o app gera novos planos de cuidado, novos planos terapêuticos e novas ações de monitoramento determinadas pelo avançar da vida, como vacinas e exames, por exemplo.
Como o app faz tudo isso?
A BEL possui um Núcleo de Inteligência e um Centro Computadorizado de Apoio à Decisão Clínica.
O Núcleo de Inteligência conta com o agrupador DRG Brasil, que utiliza a metodologia DRG para prever custos hospitalares com precisão; e conta também com algoritmos de inteligência artificial para medir riscos e prever desfechos de forma altamente precisa e confiável.
Já o Centro Computadorizado de Apoio à Decisão Clínica gera planos de cuidado e planos terapêuticos personalizados para as necessidades de cada paciente.
BEL pode ser usada para a implantação dos 5Ps da medicina
BEL é uma tecnologia desenvolvida para a implantação de modelos de excelência em saúde que colocam em prática os 5 P’s da medicina: Personalizada, Preditiva, Preventiva, Participativa e Prescritiva.
- Personalizada: BEL adapta os serviços de saúde e as intervenções às necessidades e características individuais de cada paciente, garantindo que os cuidados sejam otimizados para o perfil de saúde específico de cada um.
- Preditiva: Ao aproveitar análises avançadas de dados e inteligência artificial, BEL prevê riscos de saúde, resultados e tendências, permitindo intervenções precoces e medidas preventivas direcionadas.
- Preventiva: O sistema enfatiza o cuidado preventivo, concentrando-se em medidas proativas para manter a saúde e prevenir o surgimento ou progressão de doenças, reduzindo assim os custos com saúde e melhorando o bem-estar geral.
- Participativa: BEL promove o engajamento e o empoderamento do paciente. Os pacientes estão ativamente envolvidos em decisões sobre seus cuidados, promovendo uma relação colaborativa entre profissionais de saúde e pacientes.
- Prescritiva: Com base em análises abrangentes de dados e insights clínicos, BEL fornece recomendações prescritivas para ações e intervenções em saúde, orientando tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde para os cursos de ação mais eficazes.
“Em essência, a BEL aborda os desafios do cuidado fragmentado e da falta de coordenação, fornecendo uma plataforma abrangente que se alinha com os princípios fundamentais da saúde moderna. Ela visa elevar a saúde a um novo patamar de eficácia e valor, combinando cuidados personalizados, análises preditivas, estratégias preventivas, participação do paciente e prescrições orientadas por dados para resultados ótimos”, completa Renato Couto.
BEL pode ser usada para:
- Promoção de saúde e prevenção de doenças
- Assistência baseada em valor na Atenção Primária, Atenção Secundária e Atenção Terciária
- Gestão de linhas de cuidado de casos agudos e casos crônicos
- Gestão de riscos assistenciais
- Coordenação com integração do cuidado
- Navegação no sistema de saúde
- Auditoria clínica concorrente e gestão da produção assistencial hospitalar
- Garantir a informação clínica ao longo de toda vida nos diversos pontos de atenção
- Estruturar uma nova modalidade de seguro saúde, o Plano Valor Saúde, que traz para a realidade brasileira os princípios do Value-Based Insurance Design
- Implantação dos sets de medição desenvolvidos pelo ICHOM
O aplicativo pode ser adquirido na Google Play e na Apple Store. As instituições que desejam saber mais detalhes sobre como usar as diferentes funcionalidades da BEL devem entrar em contato com a equipe da plataforma Valor Saúde Brasil.
Crédito/imagem destacada: pressmaster - Freepik.com