Modelo Assistencial

Figital: saiba como o modelo se aplica à área da saúde

DRG Brasil
Postado em 19 de maio de 2022 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

O termo figital (phygital, em inglês) se refere à fusão das palavras físico e digital, o que remete à integração do mundo físico com o digital no atendimento à saúde. Essa conexão promove maior clareza na relação organização-paciente-profissional da saúde. Com isso, melhora a experiência dos envolvidos, além de potencializar e de acelerar bons resultados na assistência.

Essa nova mentalidade que integra a Saúde Digital¹ foi iniciada nos últimos anos, com alguns debates na comunidade médica sobre o uso da telemedicina para atendimento remoto. Mas foi a pandemia da Covid-19 que impulsionou essa transformação digital, exigindo inovações e recursos tecnológicos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Big Data, plataforma de valor em saúde, entre outras inovações.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre o modelo figital, sua relação com os conceitos de telemedicina e Saúde 4.0 e seus impactos na experiência dos pacientes, dos profissionais de saúde e da rotina nas organizações do setor. Boa leitura!

Modelo figital no contexto de pandemia

O modelo “figital” de atendimento é o realizado por meio da integração entre os canais offline e online. Ele considera as mudanças no comportamento do consumidor no que se refere à tendência crescente de busca de informações no meio digital.

No contexto da Covid-19, as ferramentas digitais se tornaram ainda mais essenciais, visto que, sem a telemedicina e os softwares de gestão, a busca por atendimentos à saúde poderia ter paralisado todo o sistema de saúde.

O aumento dos casos da variante ômicron fez com que o setor se reinventasse para gerenciar o alto volume de diagnósticos apresentados. Em determinadas regiões do Brasil, houve até racionalização de testes, que chegaram a ser direcionados apenas aos pacientes em estados mais graves.

Para evitar a ocorrência de situações como essas, os recursos digitais têm permitido gerenciar, de maneira mais eficiente, o estoque de insumos, medicamentos e materiais. Além disso, conta com indicadores que alertam para a data correta de compra desses recursos e a quantidade ideal logo que o sistema identifica o aumento dos atendimentos.

Outro benefício obtido com o modelo figital foi a facilidade de acesso às informações e ao histórico médico de cada paciente. Isso permitiu que as equipes de profissionais pudessem analisar e adaptar a oferta de leitos disponíveis para evitar a falta de vagas, como ocorreu no início da pandemia.

Por exemplo: o aplicativo de Inteligência Artificial da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, que permite a codificação à beira leito ajustada de acordo com novos diagnósticos e procedimentos, ajudou os gestores hospitalares a obter a informação imediata da previsão de alta de acordo com a complexidade assistencial, tornando a decisão de alta mais segura. Dessa forma, utilizando a informação associada à IA para a eficiência hospitalar e a desospitalização segura, foi possível facilitar o acesso aos leitos para pacientes acometidos pela Covid-19 no auge da pandemia.

A relação Figital, Telemedicina e Saúde 4.0

A Saúde 4.0 equivale à Quarta Revolução Industrial na área da Saúde, tendo como principal característica o uso de tecnologias da informação aplicadas ao segmento. O seu principal objetivo é otimizar a gestão nas instituições de saúde, bem como o gerenciamento de dados e automação dos processos, gerando melhor aproveitamento do tempo dos profissionais envolvidos.

Dessa forma, em vez de o médico perder horas com diversas questões burocráticas, ele ganha tempo para se dedicar ao atendimento dos pacientes, proporcionando melhores experiências e agregando valor aos serviços prestados. A propósito, o cuidado centrado no paciente é uma das principais características da Saúde 4.0, com uma visão holística para tratar o indivíduo de maneira integral — não enxergando apenas a doença.

Conheça, a seguir, as tecnologias que fazem parte da Saúde 4.0 e que são indispensáveis para o trato do mindset figital.

Armazenamento em nuvem

Permite que as informações sejam armazenadas com mais segurança por utilizar a criptografia de dados. Aliado a esse tipo de tecnologia, há o sistema de assinatura digital, que garante a validade e a autenticidade dos registros online, como laudos, receitas, entre outros. Além disso, o armazenamento em nuvem possibilita acessar os dados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, bastando que o profissional da saúde utilize o seu login.

Big Data

O Big Data permite analisar e interpretar uma grande quantidade de dados. Além disso, você pode cruzar essas informações para obter diagnósticos mais precisos. Exemplo disso é um algoritmo de análise de imagens, capaz de identificar determinados padrões em um volume que o ser humano jamais conseguiria sem o auxílio da tecnologia.

Inteligência Artificial (IA)

Tecnologia que realiza operações semelhantes às da mente humana, como raciocinar e aprender. Ela também auxilia os profissionais para tomada de decisões, pois proporciona evidências concretas para opções de tratamentos e suas possíveis conclusões.

Internet das Coisas (IoT)

Essa tecnologia integra diversos dispositivos de monitoramento à rede, permitindo que os profissionais da área acompanhem alterações na saúde dos pacientes, mesmo à distância. Podemos citar como exemplos as smartbands e os smartwatches, que conseguem enviar, em tempo real, informações sobre os padrões de batimentos cardíacos para os profissionais.

Plataforma Valor Saúde Brasil

A plataforma Valor Saúde Brasil é um poderoso e eficiente sistema de governança clínica que transforma dados brutos em informações relevantes para tomada de decisões mais otimizadas e eficientes. Essa solução proporciona:

● aumento da produtividade com modelos remuneratórios diferenciados, conforme o montante economizado com a maior eficiência nos serviços hospitalares;

● experiência positiva para o paciente;

● foco no desempenho;

● maior eficiência em serviços hospitalares;

● mais valor em saúde;

● mudanças no comportamento dos profissionais, para atuação com foco em resultados e não na quantidade de atendimentos;

● otimização dos custos médicos;

● padronização do atendimento com base nos resultados anteriores mais precisos;

● redução de tratamentos desnecessários e excessivos;

●  fortalecimento da marca com a elevação da satisfação do paciente.

Telemedicina e Telessaúde

Essas tecnologias permitem que os médicos ofereçam serviços de saúde a distância. Para isso, utilizam ferramentas específicas, com as quais podem realizar consultas, diagnósticos e emitir laudos médicos remotamente.

Impacto do modelo figital na experiência do paciente

Em conjunto a outras inovações tecnológicas impulsionadas pela transformação digital no setor da saúde, o modelo figital apresenta diversos benefícios tanto para os pacientes quanto para as instituições e profissionais da área.

Para os pacientes, esse modelo de atendimento proporciona muito mais autonomia, conforto e agilidade. É possível agendar consultas diretamente pelo site ou aplicativo de uma instituição de saúde, acessar exames, laudos e receitas pelo computador ou celular e até mesmo ser atendido remotamente por videoconferência, na modalidade de teleconsulta.

A receita digital, por exemplo, é uma grande comodidade, já que pode ser transmitida entre médico e paciente por meio de qualquer qualquer dispositivo com acesso à Internet. Além disso, é aceita em todo o Brasil e dispensa a impressão do documento físico.

para as instituições de saúde e profissionais da área, há um ganho no aumento da produtividade, na agilidade nos atendimentos e na redução de custos e desperdícios. Isso porque, com a automação de processos, clínicas e hospitais conseguem diminuir o tempo que as equipes gastam com burocracias e documentos.

A telemedicina, por sua vez, amplia o alcance dos atendimentos, bem como o contato com profissionais de diferentes especialidades, de maneira remota, além de aumentar o acesso das pessoas aos cuidados de saúde, sobretudo daquelas com mobilidade reduzida, o teleatendimento agiliza e diminui os custos do tratamento.

Em suma, como evidenciamos ao longo deste artigo, todas as melhorias obtidas com a aplicação do modelo figital impactam na percepção positiva do paciente e melhoram a sua experiência, abrindo um caminho para a fidelização. Ao final, isso gera valor ao negócio e aumento da competitividade.

Para ficar atualizado com relação a esse e outros assuntos relacionados a entrega de de valor em saúde, sugerimos assinar a nossa newsletter gratuita. Receba as nossas publicações diretamente em seu e-mail!

¹ https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf

Créditos / Imagens

Imagem destacada

Imagem de meio do conteúdo

Posts Relacionados

Modelos Assistenciais Indutores de Valor e Governança Clínica

Modelo Assistencial
4 de outubro de 2024
leia agora

Economia em Saúde: reduzindo desperdícios assistenciais

Modelo Assistencial
1 de outubro de 2024
leia agora

Internações Hospitalares: Reduzindo Desperdícios Assistenciais

Modelo Assistencial
30 de setembro de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital